/
/
IA e ausência das mulheres na narrativa histórica do futebol

IA e ausência das mulheres na narrativa histórica do futebol

Estaria a IA  preparada para reconhecer as conquistas das mulheres no esporte? Pague Menos desafia a inteligência artificial e reforça importância da inclusão e empoderamento feminino

A Inteligência Artficial (IA) vem sendo objetivo de muitas empresas ao redor do mundo. Não só pelos avanços propostos em diversas áreas de negócios como também pela sua capacidade de emular uma relação o mais próxima possível do humano com clientes e consumidores. Mas, estaria a IA  preparada, por exemplo, para reconhecer as conquistas das mulheres no esporte?

Foi com essa pergunta em mente, e em sintonia com a copa do mundo de futebol feminino em curso, que a rede de farmácias Pague Menos, patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol, lançou um filme recentemente que destaca a conversa entre três dos chatbots de Inteligência Artificial (IA) mais conhecidos no Brasil.

O objetivo foi questionar os programas e descobrir quem fez mais gols pela Seleção Brasileira de Futebol, em uma tentativa de entender se essas tecnologias modernas são inclusivas quanto ao reconhecimento das conquistas das mulheres no esporte.

Conheça o Mundo do CX

IA é bola fora com mulheres no futebol

Surpreendentemente, os três chatbots responderam de maneira unânime que o maior artilheiro da Seleção Brasileira era Pelé com 95 gols, quando, na realidade, a resposta correta seria Marta com 119 gols. Esse equívoco gerou uma reflexão importante sobre a ausência das mulheres na narrativa histórica do futebol.

Diante dessa constatação, a empresa também questionou os chatbots sobre o motivo pelo qual as jogadoras não foram mencionadas inicialmente, e essa interação serviu como um alerta, evidenciando que perpetuar os preconceitos do passado não permite construir um futuro justo e igualitário. O vídeo em questão é parte da campanha #BoraComElas da Pague Menos, realizada em parceria com a agência Advance.

Leia mais:
Os segredos da Barbie para permanecer relevante, segundo CEO da Mattel

É preciso ampliar a visibilidade das das mulheres no esporte

Para Flávia Drummond, diretora de Marketing, Growth e CX da Pague Menos e Extrafarma, o vídeo faz parte de uma campanha que visa não apenas patrocinar, mas também “ampliar a visibilidade das histórias das mulheres no esporte”. “Reforçamos a relevância de valorizar e apoiar as atletas brasileiras, para assegurar que o brilho de suas conquistas jamais seja ofuscado. Além disso, a empresa assume um papel destacado ao fomentar a igualdade de oportunidades e promover uma sociedade mais inclusiva”, ressalta Flávia.

Nas redes sociais, como parte da campanha, a Pague Menos irá divulgar vídeos de diversos conteúdos que destacam o espírito esportivo mostrando o futebol como fonte de alegria e de união entre os povos, além de collabs com o Canarinho e interações com os seguidores.

Assista o vídeo na íntegra:



+ NOTÍCIAS
Estudo inédito traça visão de C-Level sobre ESG
Oppenheimer e nossas bombas morais 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]