Você sabia que a Mattel foi criada para atender a uma demanda geracional? A marca buscava atender ao público que veio a ser chamado de Baby Boomer, ou seja, os nascidos a partir de 1945. Passaram-se décadas, mas a associação da empresa à inovação, criatividade e personalização não se perdeu. Estamos em 2023 e o assunto do momento é ela: a Barbie.
Um dos pontos mais mencionados em análises sobre o filme é: ele não foi feito para crianças. Ou seja, está em linha com uma tendência que conhecida como “kidults” – tendência que representa qualquer pessoa com mais de 12 anos que ganhe ou compre brinquedos para si mesma. Especialmente ao longo da pandemia, esse público cresceu consideravelmente: buscam e buscavam conforto, segurança, familiaridade e diversão em produtos que remetem à infância (e que, muitas vezes, não puderam ganhar naquele período).
Mas não é só isso que justifica o hype em torno da Barbie ou o interesse perene pelos produtos da Mattel – que atravessa décadas. O esforço em inovar e participar de tudo o que há de novo garantem que a empresa permaneça relevante. Hoje, há oportunidades em NFTs, edições limitadas, colaborações com celebridades, iniciativas de sustentabilidade, ofertas de produtos inclusivos, bonecas neutras em carbono e até mesmo princesas da Disney repensadas e transformadas em Barbies – e ainda falta mencionar a variedade de bonecas criadas para quebrar o padrão de beleza ao qual a boneca mais conhecida do mundo é sempre associada.
Durante a NRF 2023, o presidente e COO da Mattel, Richard Dickson, revelou estratégias nesse sentido. Junto a Harley Finkelstein, presidente da Shopify, ele mencionou o Mattel Creations – plataforma focada em itens de edição especial – e anunciou que a Mattel levaria todo o seu portfólio de marcas para a plataforma por meio do Commerce Components by Shopify, uma oferta que utiliza componentes modulares para personalização.Estratégias de perenidade
Metodologia e estratégia
Na NRF 2023, Richard Dickson contou que, para manter a relevância, a empresa utiliza uma metodologia com três etapas.
1. Propósito
Cada uma das marcas é direcionada por um propósito, respondendo a questão “Qual valor essa marca traduz?”
2. Inovação pelo design
A Mattel busca sempre entender o consumidor e inovar/desenhar produtos de acordo com aquilo que aprende sobre ele
3. Relevância cultural
A Mattel busca integrar os produtos à realidade cultural dos consumidores, para que sempre seja uma representação daquilo que está no dia a dia – exemplo disso são as Barbies de diferentes profissões, que geram identificação com o sonho das crianças, ou com a função desempenhada pelos pais etc.
4. Execução
Dickson destaca que excelência na execução é essencial para tornar uma grande ideia relevante – e a distribuição de marcas em mais de 500 mil portas de varejo exige uma execução excepcional.