As inovações tecnológicas permitiram o surgimento de novos meios de pagamentos. O contactless, mais conhecido no Brasil como pagamento por aproximação, tem conquistado cada vez mais a confiança do consumidor. A inovação que facilita a comunicação sem fio entre dispositivos que estão próximos uns dos outros, e aplicada em sistemas de pagamento, promove transações ágeis e seguras. E Essas novas tecnologias já provaram que são um caminho sem volta. No primeiro semestre de 2023, o montante total movimentado em pagamentos NFC (Near Field Communication), o nome formal do recurso, atingiu uma marca de R$ 414,8 bilhões, demonstrando um crescente alcance dos consumidores e a evolução do setor financeiro, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS).
Em junho de 2023, 48,4% das transações presenciais foram realizadas com a tecnologia de pagamento por aproximação e já representa quase metade das compras presenciais com cartões. A popularidade do pagamento por aproximação não é apenas um reflexo das preferências do consumidor, cada vez mais as instituições financeiras estão fazendo investimentos em tecnologias de ponta para oferecer experiências de pagamento mais convenientes e ágeis.
Visa detecta aumento de pagamento por aproximação
Esse movimento também é confirmado pela gigante das transações financeiras Visa, que divulgou um levantamento realizado pelo Visa Consulting & Analytics que confirma que no primeiro semestre deste ano, o número total de transações Visa utilizando o recurso NFC cresceu 14 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, os dados revelam que, apesar do crescimento exponencial do comércio eletrônico, a preferência dos consumidores brasileiros por compras, especialmente no varejo de supermercados continua forte no mundo físico. A representatividade das compras online em supermercado no total de transações Visa no país durante o primeiro semestre de 2023 continuou no mesmo patamar em relação ao ano anterior. “Percebemos que o consumidor brasileiro ainda prefere realizar compras presenciais nos supermercados. Apesar do e-commerce para esse setor ter crescido nos últimos anos, esse crescimento está estável em comparação a 2022”, avalia Javier Vázquez, head da Visa Consulting & Analytics para a América Latina e o Caribe.
O que é NFC?
O NFC, sigla para “Near Field Communication” (Comunicação por Campo de Proximidade, em tradução livre), é uma tecnologia que permite a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos que estão próximos uns dos outros, geralmente a uma distância de até quatro centímetros. É uma forma de identificação por radiofrequência (RFID) que opera em uma frequência específica.
Tecnicalidades à parte, o pagamento por aproximação é basicamente a transmissão de informações entre um “transmissor” e um “receptor”. Ele funciona com cartões de crédito e débito cadastrados nas carteiras digitais nos smartphones e autorizados nos aplicativos dos bancos. Por se tratar de uma tecnologia relativamente recente, nem todos os aparelhos celulares contam com o recurso habilitado.
Vantagens do pagamento contactless
Uma das maiores atrações do NFC é a rapidez. Com ele, as transações financeiras são executadas quase instantaneamente, tornando-se, muitas vezes, mais eficientes do que as realizadas por meio de cartões de crédito tradicionais ou dinheiro físico. Além da rapidez, a conveniência também é uma característica marcante. Com apenas uma aproximação do dispositivo a um terminal de pagamento, a transação é realizada, eliminando a necessidade de inserções ou digitação de senha.
Além disso, o NFC não se limita apenas a pagamentos: sua versatilidade permite que ele seja utilizado para troca de informações entre dispositivos, emparelhamento Bluetooth e até mesmo compartilhamento de contatos.
“Conveniência, segurança e praticidade são alguns dos benefícios que têm impulsionado a adoção do uso de credencial de pagamento digital nas compras do dia a dia, como do supermercado. Inovação também tem sido crucial para atrair mais consumidores para pagar com Visa. O pagamento por aproximação, por exemplo, transformou a experiência de pagamento no caixa, levando mais agilidade e poupando tempo das pessoas”, destaca Javier Vázquez.
No que diz respeito à eficiência, o NFC é insuperável. Suas transações quase instantâneas tornam o processo de checkout significativamente mais fluido. Além disso, sua capacidade de integração com sistemas de fidelidade ou recompensa proporciona uma experiência de compra mais abrangente e gratificante para o cliente.
Pagamento por aproximação é seguro?
Em 2022, o sistema financeiro brasileiro investiu R$ 3,4 bilhões em mecanismos de segurança e prevenção a fraudes digitais. Mesmo assim, no mesmo período, o número de golpes registrou um aumento de 165%, de acordo com a Assembleia Legislativa de São Paulo. Com a ampliação do uso da internet para operações bancárias, a saída tem sido investir na prevenção, agilidade de identificação e conscientização como ferramentas para minimizar os prejuízos.
A tecnologia de pagamento contacless levanta algumas sobrancelhas, pelo receio de o método de pagamento não ser seguro o suficiente. Mas o pagamento por aproximação oferece várias camadas de proteção. Durante uma transação, as informações são criptografadas, o que protege os dados do usuário contra interceptações mal-intencionadas. O design sem contato da tecnologia também é um aspecto positivo do ponto de vista da segurança, ao reduzir a oportunidade de interferências físicas, como a clonagem e a troca de cartões.
No entanto, é essencial que os usuários estejam sempre atentos às suas notificações de transação para detectar e agir rapidamente no caso de qualquer atividade suspeita. Os bancos oferecem a possibilidade de limitar o valor máximo de cada transação e o montante diário pago de forma contactless, para que o consumidor tenha uma camada a mais de garantia e mais controle sobre o uso do pagamento por aproximação.
Para os estabelecimentos comerciais, adotar medidas de segurança é igualmente crucial. Manter os terminais de pagamento atualizados com o software mais recente é fundamental para se proteger contra possíveis vulnerabilidades. Além disso, em algumas situações, pode ser necessário solicitar uma autenticação adicional durante a transação, como o uso de senha, para confirmar o processo.
Pagamento sem contato já é popular um muitas partes do mundo
A popularidade e adoção do NFC variam globalmente. Países da Ásia, como Coreia do Sul e Japão, e europeias, como Reino Unido, Holanda e Suécia, foram pioneiros na adoção da tecnologia de pagamento por aproximação. Dados da Statista de 2021 estimam que a China seja líder em pagamentos móveis, com boa parte deles via contacless.