Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pagamento por aproximação é seguro?

Pagamento por aproximação é seguro?

Modalidade ganha popularidade, mas cresce também a preocupação com fraudes e golpes.

As inovações tecnológicas permitiram o surgimento de novos meios de pagamentos. O contactless, mais conhecido no Brasil como pagamento por aproximação, tem conquistado cada vez mais a confiança do consumidor. A inovação que facilita a comunicação sem fio entre dispositivos que estão próximos uns dos outros, e aplicada em sistemas de pagamento, promove transações ágeis e seguras. E Essas novas tecnologias já provaram que são um caminho sem volta. No primeiro semestre de 2023, o montante total movimentado em pagamentos NFC (Near Field Communication), o nome formal do recurso, atingiu uma marca de R$ 414,8 bilhões, demonstrando um crescente alcance dos consumidores e a evolução do setor financeiro, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS).

Em junho de 2023, 48,4% das transações presenciais foram realizadas com a tecnologia de pagamento por aproximação e já representa quase metade das compras presenciais com cartões. A popularidade do pagamento por aproximação não é apenas um reflexo das preferências do consumidor, cada vez mais as instituições financeiras estão fazendo investimentos em tecnologias de ponta para oferecer experiências de pagamento mais convenientes e ágeis.

Visa detecta aumento de pagamento por aproximação

Esse movimento também é confirmado pela gigante das transações financeiras Visa, que divulgou um levantamento realizado pelo Visa Consulting & Analytics que confirma que no primeiro semestre deste ano, o número total de transações Visa utilizando o recurso NFC cresceu 14 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, os dados revelam que, apesar do crescimento exponencial do comércio eletrônico, a preferência dos consumidores brasileiros por compras, especialmente no varejo de supermercados continua forte no mundo físico. A representatividade das compras online em supermercado no total de transações Visa no país durante o primeiro semestre de 2023 continuou no mesmo patamar em relação ao ano anterior. “Percebemos que o consumidor brasileiro ainda prefere realizar compras presenciais nos supermercados. Apesar do e-commerce para esse setor ter crescido nos últimos anos, esse crescimento está estável em comparação a 2022”, avalia Javier Vázquez, head da Visa Consulting & Analytics para a América Latina e o Caribe.

O que é NFC?

O NFC, sigla para “Near Field Communication” (Comunicação por Campo de Proximidade, em tradução livre), é uma tecnologia que permite a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos que estão próximos uns dos outros, geralmente a uma distância de até quatro centímetros. É uma forma de identificação por radiofrequência (RFID) que opera em uma frequência específica.

Tecnicalidades à parte, o pagamento por aproximação é basicamente a transmissão de informações entre um “transmissor” e um “receptor”. Ele funciona com cartões de crédito e débito cadastrados nas carteiras digitais nos smartphones e autorizados nos aplicativos dos bancos. Por se tratar de uma tecnologia relativamente recente, nem todos os aparelhos celulares contam com o recurso habilitado.

Vantagens do pagamento contactless

Uma das maiores atrações do NFC é a rapidez. Com ele, as transações financeiras são executadas quase instantaneamente, tornando-se, muitas vezes, mais eficientes do que as realizadas por meio de cartões de crédito tradicionais ou dinheiro físico. Além da rapidez, a conveniência também é uma característica marcante. Com apenas uma aproximação do dispositivo a um terminal de pagamento, a transação é realizada, eliminando a necessidade de inserções ou digitação de senha.

Além disso, o NFC não se limita apenas a pagamentos: sua versatilidade permite que ele seja utilizado para troca de informações entre dispositivos, emparelhamento Bluetooth e até mesmo compartilhamento de contatos.

Conveniência, segurança e praticidade são alguns dos benefícios que têm impulsionado a adoção do uso de credencial de pagamento digital nas compras do dia a dia, como do supermercado. Inovação também tem sido crucial para atrair mais consumidores para pagar com Visa. O pagamento por aproximação, por exemplo, transformou a experiência de pagamento no caixa, levando mais agilidade e poupando tempo das pessoas”, destaca Javier Vázquez.

No que diz respeito à eficiência, o NFC é insuperável. Suas transações quase instantâneas tornam o processo de checkout significativamente mais fluido. Além disso, sua capacidade de integração com sistemas de fidelidade ou recompensa proporciona uma experiência de compra mais abrangente e gratificante para o cliente.

Pagamento por aproximação é seguro?

Em 2022, o sistema financeiro brasileiro investiu R$ 3,4 bilhões em mecanismos de segurança e prevenção a fraudes digitais. Mesmo assim, no mesmo período, o número de golpes registrou um aumento de 165%, de acordo com a Assembleia Legislativa de São Paulo. Com a ampliação do uso da internet para operações bancárias, a saída tem sido investir na prevenção, agilidade de identificação e conscientização como ferramentas para minimizar os prejuízos.

A tecnologia de pagamento contacless levanta algumas sobrancelhas, pelo receio de o método de pagamento não ser seguro o suficiente. Mas o pagamento por aproximação oferece várias camadas de proteção. Durante uma transação, as informações são criptografadas, o que protege os dados do usuário contra interceptações mal-intencionadas. O design sem contato da tecnologia também é um aspecto positivo do ponto de vista da segurança, ao reduzir a oportunidade de interferências físicas, como a clonagem e a troca de cartões.

No entanto, é essencial que os usuários estejam sempre atentos às suas notificações de transação para detectar e agir rapidamente no caso de qualquer atividade suspeita. Os bancos oferecem a possibilidade de limitar o valor máximo de cada transação e o montante diário pago de forma contactless, para que o consumidor tenha uma camada a mais de garantia e mais controle sobre o uso do pagamento por aproximação.

Para os estabelecimentos comerciais, adotar medidas de segurança é igualmente crucial. Manter os terminais de pagamento atualizados com o software mais recente é fundamental para se proteger contra possíveis vulnerabilidades. Além disso, em algumas situações, pode ser necessário solicitar uma autenticação adicional durante a transação, como o uso de senha, para confirmar o processo.

Pagamento sem contato já é popular um muitas partes do mundo

A popularidade e adoção do NFC variam globalmente. Países da Ásia, como Coreia do Sul e Japão, e europeias, como Reino Unido, Holanda e Suécia, foram pioneiros na adoção da tecnologia de pagamento por aproximação. Dados da Statista de 2021 estimam que a China seja líder em pagamentos móveis, com boa parte deles via contacless.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]