Pesquisar
Close this search box.
/
/
Ovos de Páscoa caseiros são tendência. Quem opta por eles e por quê?

Ovos de Páscoa caseiros são tendência. Quem opta por eles e por quê?

Pesquisa do DeliRec revela que 29,4% das pessoas pretendem preparar os próprios ovos de chocolate neste ano.

Ano após ano, assim que o Carnaval passa, os consumidores começam a ser bombardeados por campanhas de marketing de grandes marcas de ovos de Páscoa. Ao mesmo tempo, nos supermercados e lojas de varejo, é impossível que esses produtos passem despercebidos. Apesar disso, uma pesquisa sobre hábitos de consumo alimentício, realizada pela rede social de gastronomia DeliRec revelou que 29,4% dos usuários produzirão o próprio ovo de Páscoa em 2023, enquanto 28,6% pretendem comprar ovos industrializados e 23,8% planeja investir em ovos caseiros.

O consumo de ovos de páscoa feitos de forma artesanal ganhou força nos últimos anos. De acordo com o levantamento, o principal motivo para isso é o sabor: 37,1% dos consumidores que optam por ovos de páscoa caseiros, de pequenos negócios e empreendedores, julgam que esses produtos são mais gostosos e de maior qualidade. Por outro lado, 35% fazem essa escolha para ajudar as pessoas que vendem tais produtos. Além disso, 71,8% afirmaram que preferem os trufados ou com recheios – o que está também relacionado aos ovos de Páscoa caseiros.

“Essa é uma época em que vemos claramente o que é a Passion Economy – paixões que se transformam em negócios. Algumas pessoas se tornam empreendedoras nesse período para gerar renda extra, descobrindo novas habilidades, e investem na produção para vendas. Outras pessoas preferem presentear os mais próximos”, comenta Claudio Gandelman, sócio fundador do DeliRec.

Esse é o primeiro levantamento do DeliRec sobre a Páscoa, por isso não é possível comparar com pesquisas anteriores da plataforma. Apesar disso, Cíntia Costa, diretora de Marketing do DeliRec, destaca um fato que já é de conhecimento geral: “Todos os anos encontramos pessoas se queixando do valor dos ovos industrializados e isso pode ser um indicador dos motivos do home made”.

Leia mais:
Ovos de Páscoa de 2023: Caseiros, para pets ou em barra?

Tendência de ovos de chocolate

Diferente do senso comum de que os brasileiros possuem paladar açucarado, a pesquisa captou que o sabor preferido entre os usuários (44%) é do meio amargo. Em seguida está o chocolate ao leite, com 40,5%. Apenas 9,9% indicaram que consomem mais chocolate branco.
Agora, adivinha quantos ovos as pessoas pretendem comprar? 57,1% comentaram, ainda, que planejam comprar de um a quatro ovos de chocolate neste ano, enquanto 23% afirmaram que não têm a intenção de adquirir algum ovo de Páscoa em 2023. Em contrapartida, 14,3% mencionaram que costumam adquirir de cinco a oito unidades – os números englobam os produtos caseiros e industrializados.
Entre aqueles que preferem comprar ovos de páscoa industrializados, 22% afirmam que preferem ir às lojas e escolher marcas conhecidas e maiores, pois acham mais prático. A ação de encomendar ou a dificuldade de visualizar os produtos pode ser uma lacuna a ser desenvolvida pelos produtores caseiros.

Conheça o Mundo do CX

O “Faça Você Mesmo” no mundo digital

De acordo com a pesquisa, 48% das pessoas têm interesse em aprender a fazer essa guloseima para adquirir faturamento com a prática. Antes de a população ter acesso à internet, aprender uma receita dependia de cursos profissionalizantes. Em alguns casos, era possível assistir a receitas mostradas na televisão, mas era preciso ficar muito atento. Hoje, o “como fazer” é um dos enunciados mais feitos em sites de buscas: é possível ler, ver fotos, escutar áudios ou até assistir a vídeos de receitas a qualquer hora.
“O maior acesso a receitas e tutoriais certamente tornou mais fácil aprender a fazer os próprios ovos de Páscoa. E plataformas como o DeliRec, cheias de receitas, vídeos e fotos, ajudam não só de forma didática, mas também como incentivo, gerando o desejo de ter maior contato com o alimento e de colocar um toque pessoal nos ovos a serem presenteados”, esclarece Cíntia.
Se esta é uma tendência, o varejo precisa estar preparado para essa nova realidade. “O varejo presencial precisa se preparar para os kits DIY (“do it yourself” ou “faça você mesmo”, em tradução livre), pois, tanto os cozinheiros de primeira viagem quanto os mais experientes precisarão de opções de chocolate para derreter, termômetro, embalagens, etiquetas e acessórios para temperagem do chocolate, entre tantas outras coisas importantes. Por isso, é preciso se adiantar e dar opções aos clientes”, finaliza a diretora de marketing.



+ NOTÍCIAS
Nem só com ovos de Páscoa se presenteia no feriado
Lacta lança estratégia digital para Páscoa no Mercado Livre

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]