Ano após ano, assim que o Carnaval passa, os consumidores começam a ser bombardeados por campanhas de marketing de grandes marcas de ovos de Páscoa. Ao mesmo tempo, nos supermercados e lojas de varejo, é impossível que esses produtos passem despercebidos. Apesar disso, uma pesquisa sobre hábitos de consumo alimentício, realizada pela rede social de gastronomia DeliRec revelou que 29,4% dos usuários produzirão o próprio ovo de Páscoa em 2023, enquanto 28,6% pretendem comprar ovos industrializados e 23,8% planeja investir em ovos caseiros.
O consumo de ovos de páscoa feitos de forma artesanal ganhou força nos últimos anos. De acordo com o levantamento, o principal motivo para isso é o sabor: 37,1% dos consumidores que optam por ovos de páscoa caseiros, de pequenos negócios e empreendedores, julgam que esses produtos são mais gostosos e de maior qualidade. Por outro lado, 35% fazem essa escolha para ajudar as pessoas que vendem tais produtos. Além disso, 71,8% afirmaram que preferem os trufados ou com recheios – o que está também relacionado aos ovos de Páscoa caseiros.
“Essa é uma época em que vemos claramente o que é a Passion Economy – paixões que se transformam em negócios. Algumas pessoas se tornam empreendedoras nesse período para gerar renda extra, descobrindo novas habilidades, e investem na produção para vendas. Outras pessoas preferem presentear os mais próximos”, comenta Claudio Gandelman, sócio fundador do DeliRec.
Esse é o primeiro levantamento do DeliRec sobre a Páscoa, por isso não é possível comparar com pesquisas anteriores da plataforma. Apesar disso, Cíntia Costa, diretora de Marketing do DeliRec, destaca um fato que já é de conhecimento geral: “Todos os anos encontramos pessoas se queixando do valor dos ovos industrializados e isso pode ser um indicador dos motivos do home made”.
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Tendência de ovos de chocolate
Diferente do senso comum de que os brasileiros possuem paladar açucarado, a pesquisa captou que o sabor preferido entre os usuários (44%) é do meio amargo. Em seguida está o chocolate ao leite, com 40,5%. Apenas 9,9% indicaram que consomem mais chocolate branco.
Agora, adivinha quantos ovos as pessoas pretendem comprar? 57,1% comentaram, ainda, que planejam comprar de um a quatro ovos de chocolate neste ano, enquanto 23% afirmaram que não têm a intenção de adquirir algum ovo de Páscoa em 2023. Em contrapartida, 14,3% mencionaram que costumam adquirir de cinco a oito unidades – os números englobam os produtos caseiros e industrializados.
Entre aqueles que preferem comprar ovos de páscoa industrializados, 22% afirmam que preferem ir às lojas e escolher marcas conhecidas e maiores, pois acham mais prático. A ação de encomendar ou a dificuldade de visualizar os produtos pode ser uma lacuna a ser desenvolvida pelos produtores caseiros.
O “Faça Você Mesmo” no mundo digital
De acordo com a pesquisa, 48% das pessoas têm interesse em aprender a fazer essa guloseima para adquirir faturamento com a prática. Antes de a população ter acesso à internet, aprender uma receita dependia de cursos profissionalizantes. Em alguns casos, era possível assistir a receitas mostradas na televisão, mas era preciso ficar muito atento. Hoje, o “como fazer” é um dos enunciados mais feitos em sites de buscas: é possível ler, ver fotos, escutar áudios ou até assistir a vídeos de receitas a qualquer hora.
“O maior acesso a receitas e tutoriais certamente tornou mais fácil aprender a fazer os próprios ovos de Páscoa. E plataformas como o DeliRec, cheias de receitas, vídeos e fotos, ajudam não só de forma didática, mas também como incentivo, gerando o desejo de ter maior contato com o alimento e de colocar um toque pessoal nos ovos a serem presenteados”, esclarece Cíntia.
Se esta é uma tendência, o varejo precisa estar preparado para essa nova realidade. “O varejo presencial precisa se preparar para os kits DIY (“do it yourself” ou “faça você mesmo”, em tradução livre), pois, tanto os cozinheiros de primeira viagem quanto os mais experientes precisarão de opções de chocolate para derreter, termômetro, embalagens, etiquetas e acessórios para temperagem do chocolate, entre tantas outras coisas importantes. Por isso, é preciso se adiantar e dar opções aos clientes”, finaliza a diretora de marketing.
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