Em outubro, o varejo brasileiro continuou a encolher, embora tenha apresentado alguns pontos de destaque. A conclusão é do indicador de varejo elaborado pela Mastercard. A boa notícia para o período fica para o e-commerce, que cresceu 15%, o melhor desempenho do canal nos últimos 12 meses. O segmento também apresentou um crescimento de 12,3% nos últimos três meses em comparação ao mesmo período do ano passado, registrando um resultado positivo pelo quarto mês consecutivo.
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Ao mesmo tempo, as vendas totais do mês caíram 6,5% em comparação a outubro de 2015, fazendo com que o desempenho dos últimos três meses comparados ao mesmo período do ano anterior tenha declinado 4,4%, número abaixo da queda de 3,6% no terceiro trimestre.
Quatro setores tiveram resultados acima das vendas totais: vestuário, materiais de construção, artigos pessoais e domésticos, além de produtos farmacêuticos. Enquanto isso, supermercados, combustíveis, móveis e eletrônicos tiveram números abaixo das vendas totais. Entre os setores do e-commerce, artigos farmacêuticos e vestuário tiveram desempenhos de destaque, enquanto eletrônicos, móveis e hobby & livrarias tiveram resultados abaixo das vendas do canal.
Visão
Segundo o levantamento, a confiança do consumidor registrou crescimento pelo quinto mês consecutivo, em outubro, refletindo uma melhora gradual na percepção do ambiente econômico, embora a taxa de desemprego permaneça razoavelmente alta.
“A taxa de desemprego continua a ser um problema para a economia, embora uma maior confiança do consumidor possa aliviar um pouco as perspectivas”, analisa Kamalesh Rao, diretor de pesquisas econômicas da Mastercard Advisors.