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Os números que importam para o seu negócio

Os números que importam para o seu negócio

Confira os primeiros indicadores de 2016. Com eles, ainda dá tempo de traçar as estratégias do ano

Os primeiros números deste ano para os empreendedores não são nada bons. Mas o que importa é conhecer o cenário, entender o que está por trás de cada indicador e, com base nisso, traçar a melhor estratégia para o ano. Nesta semana, os institutos de pesquisa e entidades de varejo divulgaram dados sobre o envididamento da população, a performance do varejo e das micro e pequenas empresas. Veja

Envididamento
Cada vez mais, a população segue endividada. Indicadores divulgados nesta semana mostraram que 2015 foi um ano complicado para os brasileiros e a tendência é que siga assim.

61% das famílias fecharam 2015 sem dinheiro
O ano foi difícil para os brasileiros, segundo a CNC. Veja quais foram os vilões do orçamento

Volume de cheques sem fundos bate recorde em 2015
Número de devoluções é o maior desde 1991, revela Serrasa Experian

59 milhões começam o ano no vermelho
Resultado é o pior registrado desde 2012, mostra pesquisa do Serasa Experian

28% dos endividados brasileiros recorrem ao crédito
Despreocupação com as finanças pessoais é comum para os que estão no vermelho, indica SPC Brasil

Satisfação com consumo diminui em SP
Percepção da renda é a menor desde 2009, mostra FecomercioSP

Intenção de Consumo das Famílias cai 35% em janeiro
Pesquisa da CNC indica nova retração nas vendas do varejo em 2016

Demanda do consumidor por crédito cresce 1%
Procura da faixa menor de renda mensal viu retração expressiva, indica Serasa Experian


Varejo
Com as famílias endividadadas, não é de se surpreender que o comércio tenha sentido em todos os aspectos: dos estoques altos a demissões, o varejo segue apresentando queda nas vendas e aumento da inadimplência.


Comércio demite menos em 2015

Deterioração do mercado de trabalho é guiada por outros setores, mostram dados do Caged

Estoques do varejo crescem 7,7% em SP
Satisfação de empresários com provisão é a mais baixa da região desde 2011

Comércio busca menos crédito em 2015
A demanda das companhias por crédito do setor caiu, mas não foi a que buscou menos. Confira

Inadimplência das empresas sobe em 2015
Segundo Boa Vista SCPC, o indicador atingiu o maior percentual acumulado desde 2011. Veja

Vendas em SP iniciam com queda de 20%
Primeira quinzena de 2016 dará o tom do ano no varejo da capital paulista?

Micro e Pequenas Empresas
Seguindo o cenário macroeconômico, as MPEs tendem a ficar longe do crédito e, com isso, têm pensado melhor antes de investir mais em seus negócios.


Cautelosos, MPEs pararam os investimentos

Pesquisa mostra que maior parte dos micro e pequenos empresários está cortando os investimentos. Entenda

MPEs querem ficar longe do crédito
Pesquisa mostra que micro e pequenos empresários têm baixa intenção de contrair empréstimos nos próximos 3 meses. Entenda

 

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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