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Os gatilhos do Trade Marketing

Os gatilhos do Trade Marketing

A pandemia trouxe a necessidade de mudanças nos processos e estruturas nas empresas, especialmente no que se refere aos times de marketing, trade marketing e vendas

No dia 08 de outubro participei como mediadora de um painel bem interessante no CONAREC 2020, o tema foi “A reinvenção do trade marketing: identificando os gatilhos que geram mais vendas”. O painel contou com três profissionais muito experientes que trouxeram suas visões dos canais digitais e os gatilhos a serem acionados para gerar engajamento e conversão. Foram eles: Marcelo Petercem, Managing Director da iProspect; Marcelo Albertotti, Diretor de Marketing da Hypera Pharma e Raphael Vianna, Head de Mídia e E-commerce da Seara.

Começamos a debater a visão dessa jornada phygital e os múltiplos pontos de contato que o consumidor costuma ativar desde a pesquisa, a compra, até o engajamento com a marca. Nesse contexto, vale evidenciar que o faturamento do e-commerce nos oito primeiros meses de 2020 foi de aproximadamente R$ 42 bilhões com crescimento de 56,8% versus o mesmo período do ano anterior. Esse movimento foi impulsionado pela pandemia que atraiu milhares de lojas e milhões de novos usuários para o canal. O varejo e a indústria se adaptaram rapidamente para atender à demanda dos canais digitais.

Novas estratégias

Tais opções de canais de marketing se multiplicaram na pandemia, exemplo disso são as vendas pelo WhatsApp que vêm salvando muitos negócios e os aplicativos de entrega que complementam a logística complexa num país como o nosso. Em função de todas essas mudanças, muitas empresas adotaram soluções tecnológicas para a gestão dos canais digitais para disponibilizar acesso a seus produtos e serviços, promover conteúdo útil on-line e estabelecer relacionamento com clientes.

Os profissionais de Trade Marketing passaram a gerenciar uma massa de dados mais complexa com indicadores não somente dos canais físicos, mas sobretudo dos digitais. Novas ferramentas de “data analytics” foram adotadas para entendimento dos gatilhos que alavancam a demanda e na utilização de modelos preditivos. A resposta às alavancas vai ser diferente em cada segmento, dependendo do conhecimento da categoria ou marca e nível de competitividade.

No final abordamos a necessidade de mudanças nos processos e estruturas nas empresas, especialmente no que se refere aos times de marketing, trade marketing e vendas, que devem trabalhar em conjunto ativando os gatilhos necessários durante a jornada phygital. Além disso, falamos das novas competências que os profissionais de Trade Marketing devem adquirir neste mundo omnicanalizado, como: advanced analytics, marketing digital e gestão de canais digitais. O painel foi muito rico e deixou um gostinho de quero mais em todos nós.

Confira cobertura completa do painel clicando aqui.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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