/
/
Os desafios de vender e gerir um Marketplace

Os desafios de vender e gerir um Marketplace

* Por Frederico Flores

Os Marketplaces, que são uma espécie de shopping virtual, crescem em número e qualidade. Mas é importante ressaltar que a operação de vender em marketplace é muito mais complexa. Há dependência de uma plataforma com regras de negócios particulares e a necessidade de integrações entre diferentes sistemas, o que dificulta demais a operação de qualquer empresa.
Deixando de lado os investimentos com estrutura física (computadores, estoque etc), o custo inicial para começar a vender dentro de um marketplace é muito menor que e-commerces tradicionais. Isso porque marketplaces, em geral, possuem pacotes de soluções e recursos integrados, já incluídos no custo da comissão. Você não precisará se preocupar com a criação de um site, contrato com intermediadores de pagamento, sistemas de análise de risco ou ainda, fazer altos investimentos em marketing. O custo de publicidade em um marketplace é compartilhado entre todos os anunciantes e, portanto, o custo real pago sobre cada venda costuma ser bem menor que e-commerce convencionais.
Quanto aos comerciantes, além dos pequenos, empresas de médio e até grande porte aderiram aos marketplaces, buscando um complemento em suas vendas, de olho no consumo online que, só em 2013, movimentou R$ 28 bilhões. Porém, em meio a tantas ofertas nos marketplaces, há a necessidade de se destacar entre os demais vendedores. Colocar um produto no topo das listas de buscas não é tarefa fácil e para isso, é preciso vender mais. Desta forma, resta aos vendedores adotar estratégias como preços mais atraentes e entregas mais rápidas.
Como a maioria dos marketplaces leva em consideração a qualidade geral da operação dos anunciantes para definir as empresas que ficarão no topo dos resultados de busca, os e-commerces com uma retaguarda organizada largam na frente dos demais, já que uma estrutura eficiente do ponto de vista tecnológico permite envios mais rápidos e atendimento de melhor qualidade.
Além disso, as vendas dentro de um marketplace demandam captura de dados e realização de tarefas específicas dentro de cada site. Isso faz com que exista a necessidade de automatização. A tecnologia, portanto, não faz com a operação fique melhor, pura e simplesmente, mas, sobretudo, mais barata.
Por fim, gerir um marketplace do tamanho do Mercado Livre não é tarefa fácil. O maior desafio, sem dúvida, é tornar a experiência de compra do consumidor a melhor possível. Oferecer diversas formas de pagamento, criar meios de segurança na plataforma, avaliar constantemente os vendedores, reduzir as etapas do fechamento de uma venda e fomentar a plataforma sempre com as melhores ofertas são os desafios com que um marketplace deve lidar, todos os dias, incansavelmente.

* Frederico Flores é CEO e Co-founder da Ecommet, empresa de tecnologia, consultoria e soluções para e-commerce

LEIA MAIS:
O marketplace, segundo o consumidor

Marketplace recebe aporte de US$ 11 milhões

Amazon, cuidado comigo!

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]