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Insights Consumidor Moderno Experience

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Comportamento e de melhores práticas em Customer Experience: confira o que há de novo

O marketplace das indústrias para os varejistas

   Para a indústria, conquistar uma boa capilaridade de distribuição dos produtos é imperativo, afinal, a marca precisa ser conhecida, consumida e comercializada. No mundo digital, não há fronteiras para isso. E essa foi a aposta – acertada – do Grupo Unilever, através da startup Compra Agora. 

   Primeiro site B2B do Brasil focado no pequeno varejista, o Compre Agora é uma plataforma que oferece uma gama de serviços, benefícios e conteúdos, além de um programa de fidelidade, para auxiliar varejistas a alavancar os negócios. Thaise Hagge, diretora-geral da startup, destaca que o propósito está em ajudá-los a comprar melhor para vender melhor. E a ideia deu tão certo que outras indústrias, além da Unilever, passaram a ser ofertadas na plataforma, entre elas: BRF, Arcor, Diageo, Kimberly-Clark e Kraft Heinz. Ao todo, a rede conta com mais de cem distribuidores e 360 operações ativas.  

   “A inteligência do negócio passa pelo uso da tecnologia de dados para trazer as melhores oportunidades entre vendedores e compradores. É um novo jeito inteligente de competir. Além de ajudar o varejista a prosperar, conseguimos entregar valor às indústrias. Por meio dos dados, é possível entender qual é o perfil de compra daquele varejinho e, por exemplo, oferecer o mix ideal de produtos e ofertas, incentivando-o a comprar melhor, aumentando de 20% a 25% a sua base de compra, a frequência, o ticket médio e o mix de produtos”, conta Thaise Hagge. 

   Ao resolver uma dor do varejista – conseguir comprar diferentes marcas em um só lugar –
a plataforma B2B somou R$ 4,8 bilhões em vendas em 2022, um aumento de 28% em relação ao ano anterior. Para este ano, a expectativa é de que o faturamento chegue a R$ 6 bilhões. 

   “O Compra Agora nasceu dentro da Unilever, já com uma ampla gama de marcas e produtos. Esse conhecimento possibilitou ter um case bastante estruturado de modelo de negócio para ampliação para outras empresas. Hoje, contamos com mais de 500 produtos de diferentes indústrias”, afirma Hagge. 

C&A fecha acordo com a Stix

   A partir do segundo semestre de 2023, a C&A passará a fazer parte da Stix, ecossistema de programa de fidelidade do varejo que já conta com Pão de Açúcar, Extra, Droga Raia, Drogasil, Sodimac e Polishop. Com isso, a varejista de moda irá aumentar o mix de benefícios para os clientes cadastrados no C&A&VC, alcançando outros setores da vida deles. 

   “Sabemos que programas de fidelidade precisam sempre se renovar para ofertar benefícios que acompanhem a evolução da jornada de consumo das clientes. Por isso, acreditamos que a parceria com a Stix é de extrema importância para esse movimento de renovação, pois nos permite ofertar benefícios mais tangíveis e completos aos participantes”, afirma Mariana Moraes, diretora de Marketing da C&A Brasil.  

   Para Alexandre Rodrigues, diretor-comercial e de Marketing da Stix, este é mais um passo para a consolidação da plataforma como programa de fidelidade das grandes marcas. “Fortalece nosso compromisso de ampliar os benefícios oferecidos aos clientes, ao mesmo tempo em que potencializa os ganhos das grandes marcas com consumidores cada vez mais fidelizados”, diz. 

Economia circular? Nem todo mundo sabe o que é

   São poucos os brasileiros que conhecem o conceito que poderia ajudar a solucionar o problema do lixo eletrônico (celulares, TVs e outros) no Brasil – considerado o quinto maior produtor do mundo nesse sentido. De acordo com uma pesquisa da GetApp, apenas 13% dos entrevistados sabem, exatamente, o que é economia circular.

   Porém, mesmo que o conceito em si seja desconhecido, a ideia de renovar, inovar, reutilizar e reciclar – princípios básicos da economia circular – é muito bem aceita pelos consumidores. Destes, 88% concordam que prefeririam comprar de uma empresa que aplica essas práticas. O dado é uma mensagem clara para as empresas: é preciso ter atenção para as questões relacionadas à sustentabilidade, afinal, elas estão cada dia mais em acordo com o que os clientes esperam de uma marca. 

   Prova disso são outros dados significantes da pesquisa: 73% dos respondentes dizem que parariam de comprar de uma empresa se descobrissem que ela não apoia uma economia mais sustentável; e 79% estariam dispostos a pagar mais por um produto feito por meio de práticas da economia circular. 

Notas - Insights CMX_5

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ChatGPT ganha nova tecnologia

   Nas últimas semanas, o ChatGPT já deu o que falar por causa de sua capacidade conversacional, mas, a tendência é que isso só evolua. A OpenAI, empresa criadora da Inteligência Artificial, anunciou o GPT-4, uma nova tecnologia por trás do ChatGPT, que promete um desempenho semelhante ao nível humano em diversas tarefas profissionais e acadêmicas.

   A ferramenta é uma evolução do GPT-3.5 e permitirá o uso de imagens como comando, além de trazer respostas mais precisas. “O GPT-4 é mais confiável, criativo e capaz de lidar melhor com instruções”, destaca a OpenAI, acrescentando que a grande diferença está na realização de tarefas mais complexas. Ao ser utilizada para realizar o exame de advogados dos EUA, por exemplo, a tecnologia obteve pontuação próxima das 10% melhores notas.

Outro olhar para o WhatsApp

   Em busca de oferecer um atendimento mais personalizado no WhatsApp, a Santander Financiamentos designou um time de especialistas para interagir com os clientes dentro do aplicativo. O resultado: a média de acordos de renegociação de dívidas de financiamento de automóveis realizados no canal triplicou. Além disso, as chances de acordos viáveis e sob medida para diferentes realidades aumentaram em 60%. 

   O aplicativo de conversas tem sido uma ferramenta importante para o Santander que tem, somadas todas as frentes de atuação do Banco, mais de 9 milhões de clientes realizando ações pelo WhatsApp. 

Transações tokenizadas são tendência

   As buscas por transações digitais cada vez mais seguras e pela diminuição da circulação de dados dos cartões no e-commerce têm aumentado a utilização de tokens. De acordo com a Visa, a cada cinco transações on-line utilizando credenciais da bandeira, duas já são tokenizadas, ou seja, são realizadas através de uma solução que substitui os dados credenciais do cliente, como número do cartão e data de validade, por um identificador digital único, o token, responsável por gerar um código único a cada transação. 

   O sistema diminui a quantidade de fraudes em até quatro vezes, quando comparado com as demais operações realizadas em compras digitais. Não à toa, a Visa destaca as transações tokenizadas como uma das tendências e soluções para o mercado brasileiro em 2023.

Veículos elétricos ganham espaço no mercado brasileiro

   Apesar da falta de estrutura e incentivos, as vendas de veículos elétricos no Brasil alcançaram um pico em 2022. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2022 foram 49.245 unidades vendidas, um aumento de 41% em relação ao ano anterior. Com isso, a frota total de veículos sustentáveis atingiu 126.504 unidades, que circulam pelas ruas de todo o País. 

   Em comparação com outros países, ainda falta muito a ser percorrido, mas o aumento tem sido gradual. As vendas registradas em 2021 cresceram 77% em comparação a 2020; e as de 2020, 67% em relação a 2019. O histórico mostra a tendência de crescimento do mercado eletrificado, em contraposição ao de automóveis tradicionais, que registrou recuo de 0,85% nas vendas em 2022, segundo a Fenabrave.

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O humano precisa ser mais racional

   A Petlove, detentora do maior ecossistema pet do Brasil, deseja aumentar a modalidade de compra recorrente e, para isso, está relançando o seu serviço de assinaturas, que passa a se chamar Repet. A partir de uma campanha bem-humorada, a marca atribui adjetivos comumente dados a animais, como lento (para buldogues ingleses) e individualista (para gatos), aos donos que se esquecem de comprar itens básicos e precisam correr em pet shops.

   A partir dessa narrativa, a campanha convida os tutores a ser “animais racionais” e a aderir à modalidade, que permite programar entregas recorrentes, adiantar ou atrasar compras programadas, além de oferecer benefícios como descontos, cashback e brindes. 

   “Queremos apresentar as facilidades do Repet de forma didática e divertida, evidenciando que a rotina com os pets pode ser ainda mais simples e leve. Muitos tutores se esquecem de comprar os produtos do dia a dia, como ração, antipulgas, tapete higiênico e areia dos gatos, e queremos tornar o cotidiano mais prático, porque esse é um dos nossos objetivos como marca. A ideia da campanha é mostrar percalços habituais de quem tem animais de estimação como prioridade e, mesmo assim, acaba por ser tomado pela distração. O Repet é um verdadeiro aliado para que o cuidado com os pets jamais fique de lado”, conta Filipe Botton, head de Comunicação e Marca da Petlove.  

A homenagem da Ford às mulheres

   Março é o mês das mulheres, e a Ford decidiu homenageá-las com uma nova versão do Explorer, modelo que ganhou o nome de “Edição Só Para Homens”. Mas tudo não passou de uma brincadeira, afinal, o veículo não tinha nenhum recurso desenvolvido originalmente por mulheres, ou seja, não possuía aquecedores, limpadores de para-brisa, luzes de pisca e de freio, GPS, entre outras facilidades.

Notas - Insights CMX_1

   No fim, o objetivo era um só: destacar o papel crucial que as mulheres desempenham no design, na engenharia e na produção de veículos modernos. O espaço delas, em uma indústria que já foi, tradicionalmente, dominada por homens, só tem crescido.

Traz da “gringa”!

   O brasileiro está comprando mais em sites ou apps estrangeiros. É isso o que mostra uma pesquisa da NielsenIQ|Ebit: 72% dos shoppers realizaram compras nessas plataformas em 2022. Trata-se da maior taxa registrada desde o início da série, iniciada em 2013. A frequência de compra também aumentou, com 15% comprando mais do que 10 vezes no ano.

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
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COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
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Érica Issa
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NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
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Editora-Assistente
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Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
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Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
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YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
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CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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