/
/
OpenAI anuncia Fidji Simo como CEO de Aplicativos: “Rara combinação de liderança e expertise”

OpenAI anuncia Fidji Simo como CEO de Aplicativos: “Rara combinação de liderança e expertise”

Atual CEO da Instacart, Fidji Simo assume papel estratégico para escalar produtos da OpenAI, enquanto Sam Altman foca em pesquisa.

A OpenAI anunciou uma mudança estratégica na liderança para acompanhar o ritmo de expansão da empresa. Em uma carta aberta, o CEO Sam Altman revelou que Fidji Simo, atual CEO da Instacart e membro do conselho da OpenAI, assumirá um novo papel de destaque dentro da organização como CEO de Aplicativos, reportando-se diretamente a ele.

“Começamos a OpenAI como um laboratório de pesquisa com a missão de garantir que a Inteligência Artificial Geral (AGI) beneficie a todos”, comenta Sam Altman.

A evolução da OpenAI reflete uma estratégia de expansão em múltiplas frentes. De um lado, a companhia atende centenas de milhões de usuários com ferramentas como o ChatGPT. Com isso, se consolidou uma potência em produtos baseados em IA. De outro, investe na criação de infraestrutura robusta para sustentar avanços em pesquisa e garantir escalabilidade. Além disso, se mantém como uma organização sem fins lucrativos do setor, dedicada a garantir que a AGI seja desenvolvida com responsabilidade.

“Cada um deles representa um esforço gigantesco que poderia ser uma grande empresa por si só. Estamos em uma posição privilegiada para escalar em um ritmo que nos permite fazer tudo isso simultaneamente, e trazer líderes excepcionais é fundamental para fazer isso bem”, pontua Altman.

O papel estratégico de Fidji Simo

Fidji Simo é uma executiva com longa trajetória no setor de tecnologia. Antes de liderar a Instacart, foi uma das principais líderes de produto do Facebook. Na empresa, ela era responsável por diversos serviços da plataforma, incluindo o feed de notícias, o Marketplace e o Facebook Live.

Na OpenAI, ela comandará a recém-formalizada equipe de Aplicativos, que reúne as divisões de negócios e operações responsáveis por levar as inovações da empresa ao público. A chegada dela tem como objetivo impulsionar o crescimento da companhia, mantendo o foco em como a tecnologia de ponta pode ser aplicada em soluções práticas e acessíveis.

“Fidji traz uma rara combinação de liderança, expertise em produtos e operações, além de um compromisso genuíno em garantir que nossa tecnologia beneficie a todos”, destaca. A executiva já tinha um histórico de contribuição com a OpenAI ao fazer parte do conselho ao longo do último ano. Segundo Sam Altman, ela deixará a função na Instacart nos próximos meses e assumirá oficialmente sua nova posição ainda este ano.

Novo ciclo de crescimento

A nomeação de Fidji Simo também sinaliza uma reestruturação estratégica dentro da OpenAI. Enquanto a nova CEO de Aplicativos se concentrará no crescimento das funções mais tradicionais da empresa, como produto, marketing, atendimento ao cliente e experiência do usuário, Sam Altman reforçará seu foco em Pesquisa, Computação e Sistemas de Segurança, áreas fundamentais para os planos de longo prazo da organização.

“A liderança de Fidji me deixa ainda mais otimista sobre nosso futuro à medida que continuamos avançando para nos tornarmos a empresa de superinteligência que desejamos ser”, frisa Sam Altman.

Essa integração entre os diferentes setores será fundamental para a missão ambiciosa da OpenAI: desenvolver superinteligência com segurança e responsabilidade. O esforço inclui não apenas a criação de modelos cada vez mais avançados, como também a construção da infraestrutura necessária para suportá-los e a definição de padrões éticos que guiem seu uso.

“Juntar-me à OpenAI neste momento crítico é um privilégio e uma responsabilidade incríveis. Esta organização tem o potencial de acelerar o potencial humano em um ritmo nunca visto antes, e estou profundamente comprometido em moldar essas aplicações para o bem público”, reforça Fidji Simo.

O comunicado da nomeação da nova CEO de Aplicativos foi divulgado dois dias depois de a OpenAI informar que sua entidade sem fins lucrativos continuará no comando da organização, mesmo após a transição para uma corporação de benefício público. Essa decisão foi influenciada por pressões de ex-funcionários e líderes da sociedade civil. Criada em 2015 como um laboratório de pesquisa, a OpenAI enfrenta atualmente uma disputa judicial intensa com Elon Musk, cofundador da empresa e hoje responsável pela xAI, sua concorrente no setor de Inteligência Artificial generativa (GenAI).

*Foto: JarTee / Shutterstock.com

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]