/
/
OpenAI prepara rival para o X e pode reacender disputa entre Altman e Musk

OpenAI prepara rival para o X e pode reacender disputa entre Altman e Musk

Protótipo de rede social com feed e IA integrada coloca OpenAI no radar das big techs e intensifica a corrida por dados, influência e viralização

Se depender da OpenAI, o X (antigo Twitter) pode ganhar um novo rival, é o que aponta o The Verge. De acordo com o veículo, a empresa que tem Sam Altman como CEO tem trabalhado no desenvolvimento de sua própria rede social. A plataforma deve seguir o modelo da plataforma de Elon Musk, afirmam as fontes próximas do projeto. A novidade pode colocar Altman como concorrente não só de Musk, como também de Mark Zuckerberg, dono da Meta – criadora do Facebook, Instagram e Threads.

O projeto, que está em estágios iniciais, faz parte de um protótipo interno focado em geração de imagens via ChatGPT, com um feed social integrado. De acordo com as fontes que passaram a informação ao The Verge, Sam Altman tem buscado opiniões externas sobre a iniciativa. Ainda não está definido se essa rede social será lançada como um app separado ou incorporada ao próprio ChatGPT. Porém, até o momento, não há um pronunciamento oficial da OpenAI.

O que muda com a entrada na OpenAI no mercado de redes sociais?

A criação de uma rede social dentro ou em torno do ChatGPT pode intensificar a já existente rivalidade entre Sam Altman e Elon Musk. Em fevereiro, o dono do X fez uma proposta de US$ 97,4 bilhões para comprar a OpenAI. Como resposta, Altman ironizou Musk na própria rede social do concorrente: “Não, obrigado, mas compraremos o Twitter por US$ 9,74 bilhões se você quiser”.

A lista de concorrentes – caso a OpenAI ingresse no mercado de redes sociais – só aumenta. A empresa pode também bater de frente com a Meta, que estaria desenvolvendo um aplicativo independente com um feed social vinculado ao seu assistente de IA. Quando surgiram boatos sobre o desenvolvimento de um concorrente do ChatGPT pela Meta, Altman respondeu no X com sarcasmo: “Ok, talvez a gente crie um app social“.

Criar uma plataforma própria também permitiria à OpenAI acessar dados únicos e em tempo real. Isso é considerado uma vantagem que tanto o X quanto a Meta já exploram para treinar seus modelos de IA. O Grok, ferramenta de IA de Musk, utiliza dados da X nos resultados. Inclusive, Musk recentemente fundou as empresas X e xAI. A Meta, por sua vez, alimenta seu modelo Llama com o imenso volume de dados de usuários.

Uma das ideias por trás do protótipo social da OpenAI é usar a Inteligência Artificial (IA) para ajudar os usuários a criar conteúdos mais atrativos. Especialistas desse mercado, no entanto, frisam que a integração do Grok com a X deixou muita gente com inveja, especialmente pela forma como as pessoas conseguem viralizar posts ao fazer a IA dizer “algo absurdo”.

Apesar do projeto ainda ser incerto, a existência dele revela a ambição da OpenAI em ampliar a atuação. Isso acontece justamente em um momento em que as expectativas de crescimento da empresa estão nas alturas.

Rivalidade entre Musk e Altman

A disputa entre Sam Altman e Elon Musk começa nas origens da própria OpenAI. Depois, foram iniciadas as divergências estratégicas que resultaram até mesmo em batalhas judiciais e tentativas de aquisição bilionárias. Mas, em 2015, eles estiveram juntos na fundação da OpenAI – que não tinha fins lucrativos. Porém, em 2018, Musk deixou o conselho de administração da empresa, oficialmente para evitar conflitos com os projetos de IA da Tesla.

Em fevereiro de 2024, Musk ajuizou uma ação contra OpenAI, Altman e o então presidente Greg Brockman. A acusação do empresário dono do X era de que a empresa havia abandonado a missão original de ser “uma empresa sem fins lucrativos para salvar o mundo de um futuro distópico” em favor de lucros e de modificar sem aprovação o acordo fundacional da organização. Musk argumentou que a transição para um modelo com controle acionário ameaçava a integridade dos ativos caritativos da entidade. OpenAI respondeu que a mudança de estrutura era indispensável para levantar fundos da ordem de US$ 40 bilhões e manter sua competitividade no cenário de IA.

IACX: A Ascensão da IA Emocional

No dia 6 de maio, será realizada a segunda edição do seminário IACX, que promete transformar a maneira como compreendemos e aplicamos a Inteligência Artificial nas relações com os consumidores.

O tema deste ano, “A Ascensão da IA Emocional”, simboliza um novo capítulo para o mercado: a tecnologia dever ser inteligente, mas igualmente humana. O evento será marcado por pitches autênticas com cases reais, onde empresas mostrarão como estão utilizando IA para transformar a jornada do cliente.

Quer fazer parte dessa história? Inscreva-se já e acompanhe a transmissão online do seminário clicando aqui. Nos vemos lá!

*Foto: Algi Febri Sugita / Shutterstock.com

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]