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Onde a crise apertou seu bolso?

Onde a crise apertou seu bolso?

Conheça os gastos mais sentidos pelos brasileiros em tempos de crise

Palavras como crise, inflação, desemprego, altos custos, infelizmente não saem dos noticiários atualmente. Mas, por motivos óbvios, cada um sente isso no bolso de forma diferente.

Assim, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNL) realizaram uma nova pesquisa para entender melhor as consequências da crise na vida dos consumidores.

O estudo mostra que os impactos são inegáveis no bolso: 80,4% dos consumidores entrevistados afirmaram sentir aumento na conta de luz e 69,1% nas compras mensais de supermercado. Não por acaso, estas foram as despesas com os maiores aumentos, com 33,4% e 27,4% de aumento médio na conta nos últimos 6 meses, respectivamente, segundo a percepção dos entrevistados.

Os motivos apontados pela pesquisa por metade da amostra (50,9%) para fechar as contas no vermelho também tem a ver com a crise: não conseguir pagar as contas com o salário porque as coisas estão mais caras (17,5%), a diminuição da renda (15,7%) e a perda do emprego (11,0%).

Alternativas

A crise econômica já está fazendo com que os brasileiros alterem seus hábitos de consumo. “Passar a comprar produtos similares aos que estão acostumados, mas de marcas mais baratas, além de frear gastos com refeições fora de casa são algumas das mudanças que podem e devem ser realizadas para ajudar no orçamento pessoal e da família”, diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. A pesquisa comprova estas mudanças de comportamento:

– 50,8% dos entrevistados garantem ter diminuído a compra de roupas, calçados e acessórios;
– 47,9% aumentaram a aquisição de produtos de marcas similares mais baratas;
–  44,9% diminuíram as refeições fora de casa;
– 27,0% diminuíram o consumo de produtos básicos como alimentos, produtos de higiene e limpeza.

No estudo do SPC Brasil também foram identificadas mudanças relacionadas à educação financeira:

– 61,4% estão pesquisando mais antes de fazer compras;
– 42,4% estão pechinchando mais ao fazer compras;
– 27,2% aumentaram o controle do orçamento pessoal e familiar;
– 30,1% diminuíram as reservas financeiras.

Mudança para sempre

A pesquisa constatou, também, que a maior parte dos entrevistados abandonaria essas medidas, caso a economia brasileira se recuperasse. Para mais da metade dos entrevistados (53,8%), o principal motivo para deixar de lado tais atitudes positivas em relação ao controle dos gastos é o desejo de recuperar o tempo perdido e voltar ao tipo de vida que tinham antes de passar pelo período de privação financeira.

Para Marcela, essa não é uma prática indicada. “Ainda que a situação seja hipotética e que muito provavelmente o Brasil enfrente sérios problemas econômicos em 2016, a pesquisa comprova que os brasileiros nem sempre pensam em medidas de controle do orçamento a longo prazo”, explica a economista.

Foram entrevistados 804 consumidores acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais nas 27 capitais. A margem de erro é de no máximo 3,5 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.

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