/
/
Um olhar para a saúde além do Outubro Rosa

Um olhar para a saúde além do Outubro Rosa

Dasa faz pesquisa para identificar como as pessoas lidam com sua própria saúde em quatro regiões metropolitanas do Brasil

Como as mulheres lidam com a própria saúde? Historicamente, temos o perfil de cuidadoras e de dar mais atenção à questão, mas esse comportamento não se aplica na prática. Em um país continental com múltiplas realidades, considerar que todas agem do mesmo jeito em relação à saúde é equivocado. E essa é uma afirmação baseada em estudos.

Recentemente a Dasa fez uma pesquisa para identificar como as pessoas lidam com sua própria saúde em quatro regiões metropolitanas do Brasil. Nessa pesquisa conseguimos dividir os brasileiros em 6 personas: exigentes; motivadas; simplistas; malabaristas; carentes e desinteressadas.

São comportamentos que conseguimos reconhecer facilmente e que não têm, necessariamente, a ver com a necessidade de cuidados. Afinal, ouvimos mulheres com doenças crônicas associadas a maior probabilidade de câncer mama, por exemplo, e que, mesmo assim, esquecem dos exames de rastreio. O que encontramos acende um sinal de alerta e desmonta justamente a imagem de que as brasileiras se cuidam – e isso pode ser especialmente importante para as ações de Outubro Rosa.

Em primeiro lugar no ranking da pesquisa, com 20,6%, está a persona do “simplista”: aquela que faz só o que é indolor e descomplicado em relação à sua saúde, sem alterar muito a rotina. Foge dos check-ups anuais e a sua frase mais comum é “o que faço já está bom e só farei mais quando for necessário”. Se reconheceu? E tem um agravante: a maioria dessas mulheres tem mais de 56 anos de idade, faixa etária com maior incidência do câncer de mama.*

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Em segundo lugar (20,3%), está o grupo das “carentes”. Fazem pouco em relação à saúde, mas se sentem mal e gostariam de mudar. Elas precisam de direcionais sobre os procedimentos da maneira menos complicada possível. A seguir, estão as “malabaristas” (19,2%), para quem a saúde é importante, mas que não têm tempo de se cuidar. Conheço um bom número de executivas que se encaixam nesse perfil.

As “motivadas” (19%) e “exigentes” (11,1%), que costumam fazer exames preventivos, são proativas e exigentes em relação aos serviços de saúde, mas estão atrás no ranking. E, finalmente, as “desinteressadas” (9,3%) não têm opinião sobre o tema e não fazem exames ou consultas periódicas antes de apresentarem sintomas sérios.

O cenário traçado por esse estudo mostra que as mulheres podem se cuidar mais do que os homens, mas estão longe de realizar as ações preventivas necessárias para a redução no índice de complicações de doenças sérias, como o câncer de mama. Em comum, todos os perfis consideram a jornada de saúde, tanto no SUS quanto na rede privada, fragmentada, complicada e demorada.

Conheça o Mundo do CX

Em cada um desses perfis encontramos mulheres únicas e que se relacionam de maneira muito específica com a saúde e com a vida. Para elas, precisamos oferecer uma jornada também única e especial, em que ela se engaje e encontre a saúde que precisa.

O diagnóstico precoce é uma arma poderosa e, além de ampliar e facilitar o acesso a exames de mamografias, é necessário incorporar novas tecnologias para integrar as redes de diagnóstico e tratamento, diminuindo o tempo entre essas duas etapas. Humanizar a jornada também é primordial, formando uma rede de assistência acolhedora e didática, que olhe no olho dessa paciente e a coloque no centro do cuidado.

Esse é um passo importante para que frases como “não tenho tempo” ou “o que faço já está ótimo” fiquem no passado. Já avançamos em relação à integração de dados, experiência do usuário e uso inteligente de recursos, mas muito ainda precisa ser feito. Em alguns anos, espero que um novo estudo nos traga um painel de perfis com mulheres (e homens também) mais envolvidos com a promoção da saúde.

*Por Andrea Dolabela, diretora-geral de Produtos, Marketing, Experiência e Data Analytics da Dasa.


+ Notícias

Álcool e o risco de câncer de mama: precisamos falar sobre isso

Para jovens, marketplace é o meio mais conveniente de comprar

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]