Pesquisar
Close this search box.
/
/
Por que é preciso ter um olhar estratégico sobre o modelo de home office

Por que é preciso ter um olhar estratégico sobre o modelo de home office

O trabalho remoto pode beneficiar empresas, colaboradores e a sociedade como um todo, contanto que seja planejado. Os números da Home Agent comprovam

É provável que você, como colaborador ou gestor de uma empresa, tenha refletido em algum momento de sua carreira a respeito do tempo que economizaria caso adotasse o modelo de home office e não precisasse ir e voltar para o local de trabalho todos os dias. Para grande parte da população de uma cidade como São Paulo, é possível que cada um desses deslocamentos tome quatro horas do dia ou 60 dias por ano. Apesar disso, o trabalho remoto só passou a ser de fato adotado diante das necessidades impostas pela pandemia de COVID-19.

Com a disseminação do novo coronavírus, houve uma corrida pelo home office e pela estruturação de ambientes propícios ao trabalho dentro da casa dos colaboradores. Nesse cenário, destacaram-se as organizações que já estavam prontas para a mudança. “O home office planejado faz toda a diferença, inclusive porque é possível contratar pessoas que têm o perfil ideal para esse modelo, em vez de simplesmente transferir os colaboradores de um local para outro”, explica Fabio Boucinhas, CEO da Home Agent.

Ele fala do assunto com propriedade. O executivo começou em 2011 o primeiro negócio focado na terceirização de serviços de contact center 100% remoto – em uma época em que esse assunto era discutido apenas em empresas com coragem para inovar. “O home office era apenas uma possibilidade futura, mas a pandemia fez com que o modelo fosse disseminado”, detalha. O aumento da demanda mudou a Home Agent de patamar, inclusive porque muitas empresas que ainda testavam o modelo decidiram expandi-lo.

O perfil do home office

Os benefícios presentes no modelo oferecido pela Home Agent vão além do que pode ser percebido a partir dos KPIs das empresas. Boucinhas conta que, antes de trabalharem na companhia, 85% dos colaboradores estavam desempregados ou em uma ocupação informal. O motivo? A maioria dessas pessoas mora longe e/ou é mãe e, caso saiam de casa, não podem ou não querem ou deixar os filhos sozinhos. “Só no ano passado devolvemos 63 anos de vida para a equipe”, comenta. O cálculo parte do princípio de que cada uma dessas pessoas gastaria 60 dias de vida ou 4 horas por dia no transporte público ou privado.

Dessa forma, foram economizadas 500 mil viagens de transporte público e 250 toneladas de carbono. Além disso, o Vale Alimentação disponibilizado para os funcionários tende a ser utilizado dentro do bairro, em um processo de fomento da economia local. “Outra vantagem é o time é qualificado, engajado e experiente”, afirma. “A maior parte do nosso time é formada por mulheres em torno de 35 anos e 60% concluíram o Ensino Superior”.

Como afirma o CEO, para a Home Agent, desafios que surgiram na migração do trabalho in loco para o remoto não são novidade: já estão superados.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Inovação para o mercado

Naturalmente, a expertise da Home Agent permitiu identificar necessidades de mercado que surgiram ao longo da pandemia. A plataforma Remote by Home Agent, lançada em Novembro de 2021, é uma prova disso. Ela reúne todas as funcionalidades desejadas pelas empresas para a efetiva gestão do trabalho dos times das áreas de negócio, suporte administrativo e atendimento que atuam no modelo de home office.

A partir dessa tecnologia, as empresas podem adaptar seus processos e ferramentas para gerir a produtividade e melhorar o tempo de dedicação, por exemplo. Entre as possibilidades oferecidas pela solução, estão a gestão da escala de trabalho integrado ao ponto eletrônico, gestão da produtividade e ociosidade, comunicação integrada, segurança com biometria e monitoria, bloqueios amplos de acessos e alertas do consumo de infraestrutura.

A ferramenta foi desenvolvida para ser transparente e sem impacto na performance das estações de trabalho: agrupa todas as funcionalidades oferecidas nos diversos apps especialistas em uma única solução e tem, como grande diferencial, o fato de ter um único controle de acesso, instalação, atualização e suporte aos usuários. Além disso, a Remote proporciona ganhos de produtividade e custo operacional com instalação, manutenção, atualização de licenças e controles de pagamento.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Simplicidade e humildade: os caminhos para tornar a agenda ESG acessível a todos

Guia para antecipar imprevistos do caminho: as ideias da CEO da Best Buy


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]