Especializada na produção e venda de churros, a franquia Olha o Churros! encontrou uma solução para conter a natural queda de faturamento, que chega a 20% durante os meses mais quentes do ano. Para isso, a rede lançou uma linha de geladinhos chamada ôQualé.
Uma pesquisa do Google divulgada em 2017 apontou que compras em geral aumentam 10% no inverno, e que a categoria de alimentos e os itens de casa são os principais responsáveis pelo aumento das vendas.
Além da propensão maior de consumo de alimentos nos meses frios, há uma mudança de hábitos alimentares. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas aponta que o inverno concentra 29% da produção de chocolate do ano como um todo, perdendo só para épocas de Natal e Páscoa.
Gabriel Rodero, diretor de expansão da Olha o Churros!, aponta que, diante da queda de faturamento, a marca encontra no geladinho uma solução para equalizar as vendas ao longo do ano, melhorando os resultados especialmente entre novembro e março, período mais quente.
Além da sazonalidade, Rodero destaca a crise econômica como um dos fatores para o lançamento de um novo produto. “Com a crise, a franquia monoproduto começa a sofrer mais, porque só oferece um motivo para a pessoa entrar na loja. Eu precisava combater essa sazonalidade no verão, quando os aluguéis nos shoppings são mais altos”, conta o diretor.
Readequação e expansão
A Olha o Churros! produz seus novos geladinhos usando os mesmos materiais com os quais os churros são feitos, reduzindo, dessa maneira, custos e espaço necessário para armazenamento dos materiais. Com isso, a rede colocou no mercado sua franquia no modelo Double Brand Business, que produz tanto os churros quanto os geladinhos.
A rede possui 25 lojas franqueadas e uma própria. Por enquanto, são duas as unidades que funcionam com o sistema Double Brand Business, uma em Campinas e outra em São Paulo. “A ideia é, até o fim do ano, instalar o sistema de franquia de duas marcas em cinco unidades, além da abertura de três unidades já no novo modelo”, conta Rodero.
As duas unidades que já recebem o modelo Double Brand registraram um aumento de 30% no faturamento ao longo do ano, número mantido como meta para as demais unidades da rede que estão sendo preparadas para receber a nova proposta. O geladinho será aliado também na intenção da rede de expandir sua operação para outras regiões do País.