Quando o administrador Gabriel Rodero frequentava feiras em busca de uma franquia para investir, não imaginava que a ideia que mudaria a sua vida não estava exposta em nenhum stand.
A falta de opções concretas e um olhar diferenciado para o mercado fez Rodero se tornar sócio-fundador da Olha o Churros!, empresa criada em 2014 e que já possui 44 franquias espalhadas por nove estados brasileiros.
“Eu não conseguia encontrar projetos que me atraíssem nessas feiras de franquias”, diz Rodero. “Mas foi já saindo desses espaços, passando pela área de alimentação, que eu tive a ideia de gourmetizar o churros”, completa.
O estalo aconteceu quando o empreendedor viu um dos antigos carrinhos de rua vendendo churros tradicionais, acompanhado de uma enorme fila de clientes interessados.
“Naquele momento eu fiz uma reflexão: Por que não encontro mais churros para comer? Era um doce tão popular! E então me dei conta que os locais que vendiam o produto não tinham tantos cuidados com higiene e com clientes. Percebi que se mudasse isso poderíamos ter um bom mercado”, afirma.
Parceria
No outro dia, o administrador foi procurar o amigo e já experiente chef de cozinha, Victor Kanashiro, que à época tocava o próprio restaurante.
“Na hora que contei a ideia, Victor riu bastante. Não porque ele não acreditava na gourmetização do churros, mas porque outro amigo nosso, o Rafael Zanetti, tinha tido a mesma ideia meses antes”, diz Rodero.
Os três amigos decidiram se juntar e criaram a marca e a fábrica que produz os produtos vendidos para as franquias.
Kanashiro entregou o restaurante que tinha para a família administrar e assumiu a responsabilidade da produção e criação de novos produtos. Já Rodero largou o emprego no departamento financeiro de uma empresa familiar para cuidar do marketing, enquanto Zanetti abandou a função em uma grande empresa para cuidar das franquias.
Expansão
O volume de produção e vendas é intenso. Segundo Rodero, a empresa fatura, em média R$ 1,2 milhão por mês.
Mas a meta deste ano é aumentar ainda mais o número de franqueados. A intenção é fechar com 12 novos parceiros, em diferentes estados do País.
“Nós trabalhamos muito com a inteligência de mercado, o que acaba sendo nosso diferencial. Acreditamos que o nosso produto tem que ser totalmente focado no interesse do consumidor”, disse.
Os desafios são cada vez maiores. “É um desafio se reinventar para atender o consumidor tendo apenas o churros como produto, mas ainda assim conseguimos atingir a meta mínima de quatro inovações por ano, para atender nosso mercado”, completa.