/
/
O varejo entra na era dos produtos intensivos

O varejo entra na era dos produtos intensivos

Durante o Techno Business, executivo do Centro de Inovação do Recife explica a capacidade que o varejo tem de adotar tecnologias disruptivas

“Vivemos um cenário onde as tecnologias estão agregando novos valores para a indústria”, disse Eduardo Peixoto, executivo chefe de negócios do CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife, durante o Techno Business, evento que ocorre hoje (29) em São Paulo e que debate o que há de mais inovador em tecnologia e comportamento para os negócios.
Peixoto falou sobre o potencial das empresas em utilizar tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), principalmente o varejo.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Para o executivo, o mercado passa por um novo momento – bem diferente daquele cujos padrões e valores eram calcados na produção em escala e na indústria. Hoje, os desafios são outros: os consumidores buscam conveniência, experiência e personalização e as companhias precisam lidar com uma nova realidade.
“Vivemos um cenário onde essas tecnologias estão agregando novos valores para a indústria. São ferramentas que criam novas possibilidades para que produtos e serviços explorem ainda mais suas capacidades”, diz.
O varejo como protagonista
Peixoto tomou o varejo como um dos mercados que mais cresce no interesse e adoção de IoT e IA na melhoria de seus serviços. Nesse ponto ele fez um alerta: “Tecnologia sem conhecimento não é nada quando aplicada aos negócios”. Peixoto levantou a importância do conhecimento e da ciência dos dados como o principal vetor para essa melhora. “Temos que utilizar esse volume de informação para entendermos a fundo como pensam e consomem nossos clientes”.
A Amazon é um exemplo de companhia que utiliza bem essas novas tecnologias. Hoje, o faturamento global da Amazon é divido em mais de 10 áreas de negócios e entre todos os gigantes de tecnologia do mercado é, sem dúvida, a companhia que mais tem potencial de expansão a partir do uso de IoT e IA.
“A Amazon é um dos maiores exemplos de como a tecnologia está criando um fluxo contínuo de crescimento em negócios unindo físico e digital”, afirma. “Além disso, essas novas tecnologias estão criando novas capacidades em integração, em softwares, em maior capacidade de memória… isso tudo cria um novo valor de negócios. E o mais importante, segundo Peixoto, é a conectividade por trás dessa inovação. “É o que chamamos de a Era dos Produtos Intensivos em Serviço”, diz.
Em um cenário de cinco anos, Peixoto afirma que isso se intensificará ainda mais. “Vemos toda essa mudança criando um mundo híbrido, onde o virtual e físico se integram com uma capacidade enorme de gerar mais conveniência e agilidade para o consumidor”, frisa. “O desenvolvimento em novas tecnologias não é homogêneo. Hoje, empresas tradicionais se assustam com tanta informação e inovação, mas, cada mercado, cada País, tem seu tempo”, ressalta.
Confira a cobertura completa do Techno Business #inovação aqui.
Quer saber mais sobre inovação e novos negócios? Conheça o Whow!, o festival de Inovação que vai parar São Paulo em julho. Clique aqui e saiba mais sobre o maior festival de inovação do Brasil, que acontecerá em julho em São Paulo.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]