Pesquisar
Close this search box.
/
/
O varejo de alta velocidade

O varejo de alta velocidade

Quando você fala com varejistas de qualquer continente ou país, o tema mais comum que ouvimos é “a velocidade da mudança”. Os líderes de varejo estão lutando para acompanhar as mudanças tecnológicas que exigem um grande investimento

Por Ian McGarrigle, CEO do WRC

 

Estamos todos vivendo em um mundo que está mudando mais rápido do que nunca. Em pouco mais de uma década, nossas vidas foram transformadas por uma revolução digital e tecnológica que nos tornou mais conectados e mais informados do que nunca.

Para o setor de varejo em todo o mundo, isso significou que as regras estabelecidas há muito tempo no varejo foram rasgadas e, em alguns setores, destruídas. O consumidor agora está firmemente no controle, simplesmente porque o poder das comunicações móveis permite que eles façam compras quando querem, a um preço que elas querem e de quem eles querem. E-commerce e mobile commerce estão remodelando o varejo.

As vendas globais de varejo online valeram US$ 1,3 trilhão em 2014, segundo a Statista, mas esse montante chegará para US$ 4,5 trilhões até 2021. As vendas online do Brasil cresceram 12,8% em 2018, diz Statista, o que levará a participação do comércio online de 3% a 3,5% dentro do varejo brasileiro até 2020.

Quando você fala com varejistas de qualquer continente ou país, como temos feito nos últimos seis meses, o tema mais comum que ouvimos é “a velocidade da mudança”. Os líderes de varejo estão lutando para acompanhar as mudanças tecnológicas que exigem um grande investimento, sabendo que isso será seguido por outro grande avanço tecnológico. Não surpreende saber que, no ano passado, o Walmart gastou US$ 11 bilhões em tecnologia para tentar acompanhar os avanços da Amazon. O Walmart foi o terceiro maior investidor depois da Amazon e do Alphabet.

E no centro dessa mudança de alta velocidade está o consumidor que está adotando novas tecnologias com velocidade e facilidade maiores, com todas as implicações para o varejo tradicional.

É por isso que o World Retail Congress (WRC) 2019 está tomando como tema: High Velocity Retail. Em um nível, descreve o mundo atual, em rápida mudança e em rápida mudança, no qual o varejo precisa operar. Mas também descreve um novo tipo de varejista: um varejista de alta velocidade.

O que é um varejista de alta velocidade? Nós o vemos como um novo tipo de varejista que é obsessivamente centrado no cliente, que é liderado por uma equipe de liderança dinâmica composta de novas habilidades que são refletidas diretamente nos negócios, que é rápido e aberto a assumir riscos maiores, coloca a inovação no centro de tudo o que faz e compreende a necessidade de canais perfeitos para o mercado e para as cadeias de logística e abastecimento altamente eficientes.

Durante os três dias do congresso, que acontecerá em Amsterdã de 14 a 16 de maio, ouviremos mais de 150 palestrantes que se concentrarão em todos esses aspectos-chave do varejo de alta velocidade. Haverá líderes de varejistas e empresas-chave do setor, como Walmart, Kroger, Alibaba, Levi, Ocado, Smart Retail da Tencent, Google, IBM e Sephora.

O congresso deste ano também fornecerá respostas práticas para os desafios enfrentados pelos líderes de varejo neste mundo de alta velocidade. O Congresso encomendou um relatório de pesquisa exclusivo que definirá exatamente quais são as medidas e referências de um varejista de alta velocidade. Produzido pela OC&C, consultoria líder em estratégia, o relatório será baseado em dados dos líderes de mercado, em pesquisa extensas e entrevistas com varejistas.

Para dar vida ao tema e aos desafios associados a ele, estamos lançando um novo recurso de alta energia e dinâmica que analisará o futuro do varejo para desenvolver ideias e soluções acionáveis ??e positivas. O “hack” do World Retail Congress será operado por uma rede global especializada, a Hackmasters, que tem experiência em trabalhar com varejistas, corporações e governos para entender seus desafios futuros.

O WRC Hack formará uma parte central do Congresso de 2019 e incluirá engajamento com nosso público global de varejistas seniores para resolver o desafio de como será o futuro do varejo. Um “Hack Room” de destaque será criado no centro do Congresso. Os brainstorms ocorrerão todos os dias e, em seguida, as descobertas e os insights serão apresentados ao congresso completo no terceiro dia.

O Congresso Mundial de Varejo de 2019 promete ser tão veloz e dinâmico quanto o nosso mundo de varejo de alta velocidade exige.

 

Nota da redação:
Audiência NOVAREJO tem condição especial para participar do WRC. Ao fazer o credenciamento para o evento, digite o código GRUPADWRC2019 no momento do check out.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]