Pesquisar
Close this search box.
/
/
O uso dos meios de pagamentos no Brasil

O uso dos meios de pagamentos no Brasil

Pesquisa revela a percepção dos comerciantes brasileiros sobre os meios eletrônicos de pagamento e dinheiro

A Tendências Consultoria apresenta os resultados da pesquisa, encomendada pela MasterCard, que revela a visão dos comerciantes brasileiros em relação ao dinheiro e aos pagamentos eletrônicos bem como as perspectivas e oportunidades diante do atual cenário. Para chegar aos resultados foram entrevistados 610 gestores de todo o Brasil.

Dentre as principais constatações, 91% dos comerciantes afirmaram que a aceitação do cartão de débito no estabelecimento aumenta o volume de vendas e atrai mais clientes, 82% enfatizam que a aceitação incentiva o aumento de tíquete médio, enquanto 93% concordam que os cartões agregam mais valor à venda, ou seja, existe uma percepção de que o uso de meios eletrônicos incrementa os negócios e a rentabilidade dos estabelecimentos.

De fato, as respostas demonstram que a média do valor das transações para débito e crédito podem ser 16% e 67% maiores comparadas ao dinheiro. ?Em um cenário de retração no consumo, oferecer modalidades de pagamento que permitam flexibilizar o pagamento para o consumidor final é essencial para o varejo?, avalia Alexandre Brito VP Desenvolvimento de Aceitação e Negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul.

Custo do dinheiro

A aceitação do cartão foi registrada como sinônimo de segurança, rapidez e agilidade no negócio. Entre os comerciantes pesquisados, 91% relatam que as transações em dinheiro aumentam suas preocupações com segurança e, por causa disso, 67% acreditam que os caixas preferem pagamentos feitos com o plástico a dinheiro. 55% dos lojistas indicam que as filas dos caixas seriam mais rápidas com a adoção de cartões. Além de mais segurança, o pagamento com cartão aumenta a comodidade do consumidor e dos funcionários do estabelecimento.

Para 62% dos comerciantes pesquisados, a aceitação de cartões reduz custos quando comparada à operação em dinheiro: 70% dos entrevistados declaram ir ao banco 1 a 3 vezes por semana, e 33% têm um funcionário dedicado para lidar com o dinheiro. Além disso, 41% dos estabelecimentos já foram vítimas de assalto nos últimos três anos, e 25% das empresas contrataram seguro contra furto e roubo.

Os entrevistados entendem que gastariam menos com seguro em caso de menor manuseio do dinheiro. Estes constituem parte dos custos ocultos do uso de espécie nas transações, que muitas vezes não são percebidos pela sociedade. Esta é mais uma instância em que o uso do cartão traz claras vantagens ao estabelecimento.    

Segundo o executivo da MasterCard, os gestores dos pequenos e médios negócios entendem os benefícios da aceitação dos pagamentos eletrônicos como um caminho sem volta. ?Dinheiro físico é caro, e sua produção vai muito além do custo de impressão, distribuição e entrega. Muitas vezes estes custos não são percebidos pelas pessoas de forma consciente. Estudos da MasterCard apontam que essa movimentação pode consumir até 1,5% do PIB de um país. O dinheiro também se torna caro à medida que está atrelado aos custos de fuga de impostos, corrupção, atividade ilegais e em custos sociais?.

?No Brasil, atualmente 3 milhões de estabelecimentos aceitam pagamentos eletrônicos com potencial de dobrar nos próximos cinco anos. Mesmo assim, ainda haverá oportunidades no mercado dado que existem 17 milhões de estabelecimentos, entre formais, informais e micro empreendedor individual. Ao incorporar estes estabelecimentos, a indústria estará gerando uma série de benefícios à sociedade, sobretudo inclusão social, por meio da inclusão financeira da população não bancarizada?, analisa Alexandre Brito VP Desenvolvimento de Aceitação e Negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]