/
/
O que veremos por aí em 2016?

O que veremos por aí em 2016?

Getty Images revela as principais tendências visuais para o próximo ano e alerta: os consumidores buscam cada vez mais marcas que proporcionam inspiração, surpresas e valores sociais ou espirituais

 

Imagens sempre foram importantes. Uma foto bem feita, bem tratada e bem aplicada de fato pode valer mais do que mil palavras. Para que a imagem seja perfeita, é importante estar atento ao redor e tentar descobrir ao máximo o que pode chamar a atenção dos observadores. Assim, estar por dentro das tendências visuais e saber o que desperta o interesse das pessoas pode ajudar e muito.

Por isso, anualmente, a Getty Images, empresa de comunicação visual, divulga uma lista com as tendências que vão influenciar o design, a publicidade e as comunicações de marcas. Além de fornecer um norte para os diretores de arte, editores, fotógrafos e cinegrafistas, as tendências irão inspirar, educar e apoiar designers e outros profissionais de criação por todo o mundo.

?O futuro nunca foi tão fascinante e é encantador ver para onde a linguagem visual está caminhando. São tempos animadores e turbulentos, durante os quais os consumidores buscam parceiros para sua jornada, e procuram cada vez mais marcas que proporcionam inspiração, surpresas e valores sociais ou espirituais?, comenta Pamela Grossman, diretora de Tendências Visuais da Getty Images.

A previsão é feita pela equipe global de antropólogos visuais e diretores de arte da Getty Images, a partir de análises das imagens publicitárias, descobertas da própria equipe e de seus clientes de todo o mundo, além das tendências de compra dos aproximadamente 400 milhões de downloads no site da empresa, feitos a cada ano. Além disso, há um estudo da cultura pop e da mudança global no comportamento dos consumidores.

?O impacto das mídias sociais no consumidor têm sido um condutor especial para identificar algumas das principais tendências visuais de 2016. As previsões deste ano ilustram os contrastes encarados por este consumidor moderno: o desejo pelo extremo, por ser fora do mainstream, mas também de buscar uma comunidade e engajar-se para o bem social mais amplo?, revela Andrew Saunders, vice-presidente Sênior de Criação da Getty Images.

Confira as tendências:

1.   Existência Divina: Conforme as marcas começam a focar em valores e mudamos o nosso foco para um consumo mais significativo, uma onda de conceitos como bondade, determinação e interconectividade surge no panorama visual. Marcas e storytellers estão colocando propósito no centro de suas narrativas e recorrem, agora, ao nosso senso de valor, para dentro e para fora. (Foto: Stuart Hall/ Getty Images)

 

2.   Extensão Humana:  Esta tendência explora como a tecnologia se torna uma extensão de nós mesmos, desafiando os nossos conceitos do que significa ser humano ao otimizar nossos corpos, expandir nossa capacidade de memória e criatividade e oferecer conectividade total. (Foto: David Vintiner/ Getty Images)

 

3.   Insurgente: Pessoas que desafiam os limites e imagens que rompem com a tradição são aceitos cada vez mais, já que o gosto popular tem se tornado mais audacioso. Esta tendência analisa o modo de pensar não convencional e a ruptura que vem dos outsiders na forma de rebeldes, excêntricos, não-conformistas e anti-heróis. (Foto: Felicity McCabe/ Getty Images)

 

4.   Caos Estético: Um passo além da previsibilidade e uma reação à perfeição que muitas vezes vemos nas imagens publicitárias, a abordagem do Caos Estético à produção de imagens destaca-se em meio a um movimentado mercado de mesmices. As imagens são bagunçadas, sujas, suadas, viscerais, maravilhosas e horríveis. Elas surgem do nosso desejo de fugir da higienização e da previsibilidade da vida cotidiana e de deleitar-se no aspecto físico da natureza humana. (Foto: Andy Lo/ Getty Images)

 

5.   Silêncio vs. Barulho: 2016 promete ser cheio de extremos visuais, grandes contrastes e contradições estilísticas, e o Silêncio vs. Barulho pode ser visto como um contraponto ao Caos Estético.  As imagens são simples e minimalistas e abrem espaço para que os clientes criem mensagens similares: sucintas e descomplicadas, mas lindamente executadas de forma a se sobressaírem quando contrastadas às imagens mais frenéticas. Visualmente, dizem ?menos é mais?, tanto na composição quanto na cor. São muitas vezes quietas e contidas, e são muito eficazes num mundo visualmente estimulado ao excesso, onde uma abordagem calma cria um contraste bem-vindo. (Foto: Klaus Vedfelt/ Getty Images)

6.   Surrealismo: Os fotógrafos estão usando um novo tipo de manipulação de fotografia para criarem imagens lúdicas e muitas vezes surreais. Aparentando, às vezes, uma versão do século XXI da psicodelia dos anos 60, as imagens também são influenciadas por sonhos, pelo subconsciente e pelo movimento surrealista original. (Foto: Yagi Studio/ Getty Images)

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]