Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que separa qualquer e-commerce da Amazon?

O que separa qualquer e-commerce da Amazon?

No Shoptalk, em Las Vegas, varejistas online debatem a nova dinâmica do e-commerce de agora e do futuro

Las Vegas (EUA) – Discutir a dinâmica do e-commerce é essencial ao varejo. Enquanto as indústrias estão ansiosas para tomar o controle da experiência de marca, muitas delas estão sustentadas nos parceiros de varejo para comandar as vendas. Muitas indústrias, no entanto, também investem pesadamente nas suas próprias ofertas digitais, desenvolvendo habilidades no e-commerce. Essa foi a premissa do painel “Marcas tomando controle”, comandando por Scot Wingo, outro executivo que NOVAREJO apresentou ao público brasileiro há alguns anos, por conta de seu notável trabalho de estruturação e compreensão do fenômeno Amazon.

O painel comandado pelo especialista contou com a participação de: Ajit Sivadasan, VP Ecommerce Global Lenovo; Amanda P. Greenberg, Head de eCommerce Kind; Paul S. Carroll, VP de Digital e eCommerce criativo da New York & Company, e Rico Arrastia, Sr. Director eCommerce Levi’s.

O painel procurou mostrar uma visão digital de empresas diversas. O foco centrou-se na produção de conteúdo, fluente, que permite o controle do sentido e não da experiência. Paul Carrol ressaltou o valor de compartilhar e colaborar com as pessoas comuns para produzir conteúdo relevante. Mas de maneira geral, vemos como é difícil para as empresas buscarem soluções digitais qualificadas, rápidas e que de imediato consigam o engajamento dos consumidores.

Enquanto isso, a Amazon decreta que o futuro é agora
Se para as empresas tradicionais, a migração para uma operação digital é um desafio, para a Amazon, é parte do DNA. A coleção de produtos e aplicativos incríveis que a gigante do e-commerce lança periodicamente mostram uma empresa voltada a ocupação de todos os espaços possíveis no ambiente digital. Um exemplo é o Amazon Prime Now, serviço que Stephanie Landry, Vice-Presidente Global da solução apresentou.

Com muito bom humor, Stephanie demonstrou a velocidade do Prime Now. Simulou um pedido e – surpresa! – o entregador da Amazon surge no palco com a encomenda. Com a audiência da plateia devidamente conquistada, Stephanie discorreu sobre a criação desse serviço.

O Amazon Prime Now, foi concebido em incríveis 111 dias. A ideia era oferecer aos consumidores um app que permitisse aos consumidores Amazon Prime receber entregas em até duas horas seus pedidos de determinadas categorias. E em até 1 hora, mediante o pagamento de um extra.

Mas qual o segredo por trás dessa agilidade? Foco total no desenvolvimento de wireframes e protótipos, sem a utilização de pesquisas prévias como focus groups para direcionar os trabalhos.

A capacidade de execução e a compreensão de como o cliente digital se comporta são características básicas da marca. No início, o serviço foi recebido com reservas pela grande mídia, até mesmo de maneira jocosa. A Amazon seguiu em frente. E os resultados foram impressionantes. Vídeos, posts nas redes sociais, comentários de consumidores, um grande movimento de usuários satisfeitos inundou as pessoas nas redes sociais.

A executiva da Amazon também mostrou quais são são os produtos mais solicitados em diferentes situações do cotidiano. Ou seja, cada vez mais as necessidades condicionam o merchandising internamente na loja. Uma olhada rápida mostra que produtos como papel higiênico, ovos, água, sorvetes fazem parte do mapa de preferências do consumidor americano em seus pedidos.

Mas o que os consumidores querem receber rápido? Papel higiênico, ovos, água, sorvetes, sabão em pó… Mas o que deve ser ponderado é se a Amazon vier a se estabelecer como uma empresa capaz de entregar conveniência, ela certamente será uma ameaça consistente e poderosa do mercado de vizinhança.

Vendo o entusiasmo dos clientes, o Amazon Prime Now tem credibilidade absoluta para lançar inovações em cascata. É a cada lançamento, ela abre uma distância ainda maior de todos os competidores no ambiente digital. Enquanto empresas discutem formas de reduzir a fricção, a Amazon praticamente elimina os obstáculos e o atrito com um serviço de altíssima qualidade.

A Amazon tem razão: o futuro é agora.

Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão

Acompanhe a cobertura do Shoptalk no Portal NOVAREJO, com as hashtags #shoptalk16 e #nvnoshoptalk, e fique por dentro sobre o que existe de mais inovador no mundo!

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]