O franchising brasileiro é uma das maiores marcas do empreendedorismo brasileiro, mostrando sempre o potencial do País. Nesse meio, consolida-se um tipo de empresário que investe em franquias: o multifranqueado. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com o Grupo de Estudos de Franquias da USP de Ribeirão Preto, 84% das redes pesquisadas afirmam ter em seus quadros parceiros de negócios multiunidades.
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Essa categoria no universo franchising se ramifica em duas: os multifranqueados, donos de mais de uma franquia da mesma marca, e os multimarcas, donos de mais de uma franquia de marcas diferentes. A proporção de redes que atuam com este perfil de parceiro vem crescendo. Em 2016, 68,5% das redes responderam que tinham esse perfil de franqueado e, em 2017, 74,5% em 2017.
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “este movimento dos franqueados multiunidades nas redes reflete uma tendência internacional, que é também uma realidade nos Estados Unidos, e reforça, mais uma vez, o amadurecimento do franchising brasileiro”.
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Ele contou, em entrevista coletiva, que a entidade vinha notando o crescimento acentuado nos últimos três anos, em grande parte devido às turbulências da economia brasileira. “De fato, contar com parceiros já conhecidos, com capacidade de gestão e recursos facilita a expansão das redes e previne o fechamento de unidades”, completa o presidente.
A ABF atribui a disseminação dos franqueados multiunidades a dois movimentos principais. Do lado do empreendedor, o Brasil formou uma geração mais preparada, com maior experiência na gestão (inclusive dentro do próprio franchising) e com olhar mais de longo prazo. Já as franqueadoras identificam diversas vantagens em expandir a participação dos parceiros já existentes.
As 6 vantagens dos multifranqueados
- Agilidade na implantação
- Conhecimento prévio do negócio e dos processos
- Histórico de bom desempenho
- Conhecimento do comportamento do consumidor
- Saída da zona de conforto e maior dinamismo na rotina
- Incentivos por expansão e melhores performances
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