/
/
O que definiu o varejo em 2019?

O que definiu o varejo em 2019?

O consultor e CEO do escritório MQ Design de Consumo, Mauricio Queiroz, lista os 5 temas que movimentaram o setor no ano passado

Alguns assuntos ganharam relevância nos principais eventos de varejo do mundo em 2019, a começar pela NRF Big Show, evento da National Retail Federation que reuniu milhares de pessoas no mês de janeiro em Nova York (EUA).

O arquiteto, consultor e CEO da MQ Design de Consumo, Mauricio Queiroz, participa todos os anos do evento e preparou uma lista com 5 temas que ajudaram a definir o varejo brasileiro no ano passado. E ainda dá uma dica do que esperar de 2020. Confira:

Omnichannel

Já se fala há muito tempo sobre esse tema, que significa a interligação total entre os vários canais de uma marca. Por mais que se fale há bastante tempo, o varejo brasileiro vinha levando esse ponto como uma possibilidade para o futuro, tendo isso como algo que não valeria a pena ter grandes investimentos neste momento.

Mas 2019 foi o ano da mudança dessa visão. Os varejistas e a indústria entenderam que esse é o caminho estratégico e não mais uma questão futura. Ou seja, ou as empresas adotam o omnichannel ou ficarão para trás de outros players do mercado.

Transformação digital

Engloba o omnichannel também, mas é mais ampla. Empresas analógicas começaram a ver como o digital pode fazer parte da vida da sua organização. Por exemplo, sistemas de conferência de estoque com RFID (mapeamento dos dados do produto em todo percurso) passam a ser fundamentais.

Essa tendência vista em 2019 aborda temas como a cultura interna das empresas: para dar certo, toda equipe precisa passar por uma mudança de mindset.

Propósito e Transparência

As pessoas entenderam que hoje tudo é muito transparente. O que as pessoas sabiam de uma empresa era o que se divulgava, colocava no produto ou trabalhava no marketing. Com a massificação da internet, tudo é muito transparente e qualquer informação é disseminada muito rapidamente.

Essa transparência em termos de sustentabilidade, escolha de matéria-prima ou sobre a cultura organizacional acaba sendo muito importante para os consumidores.

Em relação ao propósito, as pessoas cada vez mais se perguntam o porquê de um produto e por que as pessoas chegam até ali – referindo-se às escolhas. A marca Patagônia, de equipamentos e roupas para esportes, tem suas lojas feitas com produtos reaproveitados, onde você pode doar um produto mais antigo que será transformado e vendido como seminovo.

Patagonia abriu loja pop up para vender roupas usadas / Foto: Divulgação

Essa soma de propósito e transparência passa a ser muito importante na hora de consumir. Design e preço já não têm todo esse valor de marca.

Experience Driver

O varejo acaba sendo guiado pela experiência. As lojas repensam a disposição dos produtos, do caixa, a escolha do projeto arquitetônico, a localização, tudo em função da experiência, diferentemente do passado, quando temas como capacidade de estoque eram importantes. Ou seja, a experiência é o que norteia todo o processo.

Co-Brand

Não me lembro de tantas marcas trabalhando em parceria como hoje para ter produtos exclusivos e em quantidades limitadas. Há o fenômeno dos resellers, no qual as pessoas raramente são compradores que vão utilizar os produtos (são intermediárias), mas sabem que vai esgotar e que é exclusivo, e essa exclusividade tem um valor. Compram e criam um mercado paralelo. Ou as marcas convidam designers e nomes conhecidos do mercado para novas criações.

 Mas o que esperar de 2020?

Pelo movimento que vejo nas empresas, 2020 vai ser o ano em que realmente as organizações vão efetivar o trabalho no digital, seja e-commerce in ou out, uso de novas tecnologias, o omnichannel, mas principalmente na questão de transformação, trabalhando com sistemas, desenvolvendo softwares e experiências dentro das marcas.

2019 foi o ano em que as pessoas começaram a trabalhar essa mudança de paradigma (entenderam que o digital é um caminho sem volta) e gastaram tempo e verba tentando entender, inserir e se aprofundar nessa transformação. E 2020 será o ano que realmente os consumidores perceberão isso.


LEIA MAIS

Patagonia abre loja pop up para vender roupas usadas
As principais aquisições do varejo em 2019
5 Lojas de destaque inauguradas em 2019

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]