/
/
O paraíso da Redneck Riviera

O paraíso da Redneck Riviera

Em mais um artigo, Caio Blinder conta sua experiência durante viagem de estrada pelos Estados Unidos com destaque para os comportamentos locais

Eu costumo escrever crônicas de minhas viagens, de como eu sou tratado em lugares exóticos ou familiares nas minhas férias: Marrakech, Londres, São Paulo ou Bahia. Na mala, eu levo expectativas e alguns preconceitos.
Agora, mais velho, teimei em voltar a fazer road trip e desta vez fui para um lugar que mistura o exótico e o familiar. Pé na estrada rumo ao Alabama, saindo de Miami, boa parte da viagem ao longo da costa do golfo do México e percorrendo a Flórida, que não é aquela conhecida dos brasileiros: o norte do Estado, que fica no que é conhecido nos EUA como o “deep South”, o interior mais atrasado, mais pobre, de tradições altamente religiosas e racistas.
E, como disse no primeiro parágrafo, na mala levava os meus preconceitos numa viagem que tinha como ponto final a idílica cidade de Fairhope, no Alabama, nova casa de minha filha mais velha, que para lá se mudou por razões pessoais (românticas). Eu esperava uma certa indolência no atendimento (reforçando os preconceitos e estereótipos, o deep South é o Nordeste brasileiro.
Sim, existe o sotaque mais arrastado, mais indolente, mas não tenho reclamações da minha road trip, que incluiu paradas em motéis, postos de gasolina e ótima comida à beira da estrada. Em nenhum lugar, algo que se torna uma imposição aqui nas minhas paragens nordestinas (dos EUA, em NY). Eu me sinto acuado a dar gorjeta até em lanchonete fast-food (no cartão de crédito aparecem as opções 15%, 18%, 20% e other). Na hora da conta sulista, apenas sorrisos e não a cobrança de gorjeta.

Pelas estradas, havia nos billboards os anúncios de produtos que variavam do pecado ao pudor, algo bem ao estilo do Sul norte-americano. Lá estavam os billboards, oferecendo versículos da Bíblia, bibocas de strip-tease e lojas de armas.

Eu não estava interessado em nenhum dos três produtos, mas, após o check-in num motelzinho, mas limpinho, limpinho mesmo, queria sair em busca de um pecado: road trip pelo Sul exige uma escala no paraíso: um Bar-B?Q.
O gerente do motel (indiano, como é comum no Sul) foi categórico: não passe por Crawfordville sem conhecer o Hamaknockers. O local estava recheado de gentis rednecks (caipiras), que me fizeram sentir esbelto embora esteja acima do peso, e alguns turistas suecos (que contraste!). Comida ótima, farta, gastronomicamente incorreta e ridiculamente barata.
Como dizia o cartaz na entrada, pig out (se empaturre). E daí? Ali é o Bible Belt. Para os pecadores, sempre há uma igreja. Havia uma ao lado do meu aconchegante boteco de beira de estrada. Os suecos na road trip rumo a Nova Orleans me garantiram que na volta parariam no Hamaknockers.
Segui viagem, com paradinhas em praias maravilhosas no que é conhecido como a Redneck Riviera. Sem queixas ou maiores emoções, excetos as trovoadas de verão. Na volta, eu me dei conta de que estava predestinado a parar no Hamaknockers. Sem cobrança da garçonete sorridente e de proporções generosas, eu deixei 25% de gorjeta após me empaturrar com porco defumado, salada de batata e vagem (US$ 10,90). Viagem bem passada.
CAIO BLINDER
Jornalista e um dos apresentadores do programa Manhattan Connection da GloboNews


MAIS ARTIGOS

Sob fiscalização por Caio Blinder

A definição de lealdade mudou por Graziela Di Giorgi

O golpe do motoboy por Claudia Silvano


Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]