Na sua terceira edição, intitulada ?Vivendo 80 semanas na vida do jovem brasileiro? e traz dados atualizados de jovens entre 18 e 25 anos, a pesquisa realizada pela B2, empresa especializada em conectar marcas ao público jovem, visa trazer a esse mercado soluções diferenciadas de comunicação e engajamento.
Dados dos participantes:
Jovens das classes A, B e C
De todas as regiões do Brasil
61% mulheres
39% homens
60% com ensino superior incompleto ou em curso
Atualmente, o jovem é responsável por 57% da movimentação financeira do país. Para identificar e conhecer a fundo esse grupo, o Radar Jovem analisou a diferença entre intenção e atitude em sua rotina e como esse comportamento influencia seus hábitos de consumo.
A consolidação das informações é feita com base no cruzamento das intenções de comportamento e das ações efetivamente realizadas. Veja alguns destaques:
Normalidade para encarar mudanças nos planos
Atitudes influenciadas por impulso ou oportunidades se sobressaem às planejadas.
A educação é vista como um investimento, já que o merecimento de um salário maior se justifica pelos gastos com educação.
Ter estabilidade, trabalhar com o que gosta, poder conciliar lazer e trabalho, e empreendedorismo também foram citados como perspectivas.
42% sonham com formação profissional
20% querem ganhar dinheiro
50% dos jovens são empregados, mas numa projeção para 2024, se veem em posições elevadas, porém com a mesma carga de trabalho que têm atualmente, como:
– empresários (36%)
– executivos (32%),
Hábitos de Consumo
56% dos jovens universitários se consideram consumidores moderados
24% se consideram compulsivos
15% acham que são econômicos
5% se auto denominam ?pão duros?
Esses números podem ser validados quando o item “economizar” aparece em segundo lugar nos gastos para classe A/B (18%) e em quarto lugar para classe C (11%). 60% dos jovens relatam que administram seus gastos com pagamento à vista. Ser um consumidor moderado não quer dizer que suas compras sejam planejadas, pois mudanças de foco e plano são constantes, seja por influências de amigos ou de ofertas.
O estudo aponta ainda que os jovens preferem não se endividar, por isso priorizam duas modalidades para suas transações: 59% dos jovens afirmam utilizar o cartão de débito e 55% também costumam pagar à vista, em dinheiro.
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