Dona de marcas como Louis Vuitton, Dior, Tiffany & Co, Givenchy e Sephora, a LVMH divulgou os números dos primeiros nove meses de 2023. Com um crescimento orgânico de 14% na receita, o grupo viu também uma evolução em todos os seus setores empresariais, exceto no de bebidas. O aumento de dois dígitos foi registrado em várias regiões do mundo, Europa, Japão e restante da Ásia, mas não foram tão alto nos Estados Unidos. O faturamento nos últimos nove meses ultrapassou 62 milhões de euros.
O progresso do grupo empresarial foi sentido nos itens de moda e artigos de couro. Já os resultados do champagne foram impulsionados pela estratégia de valor. Os números da marca Hannessy, da LVMH, em 2023 foram marcados pela fraca procura nos Estados Unidos e pela recuperação gradual na Ásia. Por outro lado, o impulso criativo teve um crescimento sustentado na alta joalheria. Enquanto isso, houve um impulso em perfumes e maquiagens, que mostraram forte crescimento em todas as regiões.
Combinação equilibrada da receita da LVMH pelo mundo
O detalhamento de receitas no terceiro trimestre de 2023 do conglomerado de marcas de luxo mostra que partiu da Ásia a maior parte dos resultados deste ano. O continente, com exceção do Japão, foi responsável por 32% do faturamento do grupo LVMH. O percentual segue o mesmo de 2022. Quando abordado apenas o Japão, a porcentagem é de 7%, semelhante ao ano anterior.
Em relação ao ano passado, a Europa também não evoluiu e se manteve com 16% de receita. A França, que teve seus resultados separados do restante do continente. representou 8%, um crescimento de 1% em comparação com 2022. Já os Estados Unidos foram responsáveis por 24% da receita, 2% a menos que o terceiro trimestre do ano anterior. Enquanto isso, o percentual dos demais mercados foi de 13%, com um crescimento de apenas 1% se comparado a 2022.
Já no crescimento, o Japão se destaca e se mostra superior até mesmo ao restante da Ásia com os resultados dos últimos nove meses. Enquanto no país o crescimento orgânico da LVMH foi de 31%, no continente esse percentual só chegou a 19%. Número menor apresentou a Europa (16%), mas o menor percentual ficou para os Estados Unidos (3%).
Desempenho sólido com contrastes divisionais
Em comparação com o mesmo período de 2022, os números deste ano não foram tão altos para o setor de bebidas, com uma queda de 7% no acumulado de nove meses. Isso representa um faturamento de € 4,489 milhões em 2023, em contraste com os € 5,226 milhões do ano passado. Uma queda de 10%. Já a receita trimestral orgânica do setor de roupas e artigos de couro chegou ao terceiro trimestre 16%. Em valores, isso significa € 30,912 milhões, enquanto no ano anterior o levantamento mostrou um valor de € 27,823 milhões.
Os valores arrecadados no setor de perfumes e cosméticos da LVMH tiveram um crescimento de 12%, mas não apresentam diferenças muito distantes do que foi alcançado com as bebidas. O acumulado dos últimos nove meses representa um valor de € 6,021 milhões, o que representa menos de um milhão de euros se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando os números chegaram a € 5,577 milhões.
Uma oscilação foi vista no crescimento do setor de joias e relógios, que chegaram ao segundo trimestre com 14%, caíram para 3% no terceiro e terminam os últimos nove meses com um acumulado de 9%. O aumento na receita de 2022, quando faturou € 7,575 milhões, foi de 5% em comparação com 2023, com € 7,951 milhões. Já o varejo seletivo encerrou o período com 26%. Foi o setor que mais apresentou crescimento, visto que evoluiu de € 10,095 milhões em 2022, para € 12,431 milhões em 2023. O comparativo entre os dois anos mostra uma evolução de 23%.