A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou que as reclamações dos consumidores relacionadas a serviços prestados pelas empresas de telefonia móvel e fixa, banda larga fixa e TVs por assinatura caíram 3,4% em relação a 2015. Este ano, de janeiro a outubro, a agência reguladora recebeu 3,3 milhões de queixas. A telefonia móvel foi o único serviço que teve mais reclamações do que no mesmo período do ano passado (3,4% a mais). Cobrança indevida em planos pós-pagos foi o problema mais registrado. Todos os outros serviços tiveram menos queixas, principalmente em relação ao serviço de TV por assinatura (redução de 11,5%).
Do total das reclamações recebidas, houve um aumento de 3,4% nas reclamações relativas à telefonia móvel: 50,7 mil queixas a mais. As principais reclamações dos consumidores foram por cobrança indevida em linhas pós-pagas.
Os outros serviços de telecomunicações acompanhados pela Anatel registraram queda neste ano. A maior diminuição ocorreu na TV por assinatura com queda de 11,5%, 56,8 mil reclamações a menos; seguida pela banda larga fixa com redução de 8,4%, menos 45,1 mil queixas; e telefonia fixa que apresentou queda de 7,7% nas reclamações, 67,4 mil registros a menos que no ano passado.
Segundo Elisa Leonel, “é no relacionamento com o consumidor que estão os principais pontos a serem melhorados. Por isso, a Anatel tem voltado seus esforços e ações de fiscalização justamente à transparência da oferta dos serviços e à correta informação ao consumidor.”, disse.
A telefonia móvel passou a responder por quase metade das reclamações recebidas nos canais de atendimento da agência reguladora, seguida pela telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura.