A edição 2013 da revista Consumidor Moderno apresenta o estudo “Novo Mundo, Novo RH”. Uma pesquisa exclusiva da DOM Strategy Partners, consultoria especializada em estratégia corporativa, que ouviu cerca de 500 vice-presidentes e diretores de RH de diversos setores no país.
Nesse desdobramento para o portal CM, veremos os tópicos do estudo sobre “A nova gestão de valor do RH”.
“A partir dos novos modelos de remuneração, incentivos e modelos de organização do trabalho, o estudo propõe que a área de Recursos Humanos passe a ser responsável por múltiplas atividades de naturezas distintas”, diz Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Diante disso, o estudo aponta a criação de um novo modelo de gestão de RH: “Gestão de Valor do RH” e “Gestão de Desempenho do RH”.Entenda como o estudo trata essa divisão:
A mensuração e “Gestão de Valor do RH” será demonstrada com Indicadores de “Geração e Proteção de Valor Tangível e Intangível”, a partir de 7 drivers de gestão estratégica: Talentos Individuais; Cultura Corporativa; Valores; Engajamento; Competências Corporativas; Conhecimento e Comunicação.
Já a “Gestão de Desempenho do RH” propõe uma mensuração demonstrada com “Indicadores de Performance Tangível e Intangível”, a partir de 9 instrumentos de gestão operacional: Processos; Sistemas; Políticas; Projetos; Redes; Tecnologias; Ambientes; Canais e Áreas.
Novo RH, Nova Gestão
Abaixo você confere as principais características e atribuições para dois vetores do Novo RH: Serviços Compartilhados e Capital Intelectual.
Serviços Compartilhados:
Folha de Pagamento
Admissão e Demissão
Saúde e Segurança
Gestão de Benefícios
Produtividade
Capital Intelectual:
Fortalecimento da Cultura Corporativa
Capacitação e Alta Performance
Contextualização da Visão e Valores Corporativos
Geração e Disseminação de Conhecimento
Consolidação de Equipe
Estratégias de Remuneração, Incentivo e Bonificação
Colaboração e Co-Construção em Equipes
Leia mais
O papel do RH no equilíbrio das prioridades
O estudo “Novo Mundo, Novo RH” está na edição 213 da revista Consumidor Moderno. Baixe aqui
Na web: hashatag #novoRH