A DOM Strategy Partners, consultoria especializada em estratégia corporativa, elaborou um estudo impactante chamado “Novo mundo, novo RH”. Desenvolvido com exclusividade para a revista Consumidor Moderno (213), a pesquisa ouviu cerca de 500 vice-presidentes e diretores de RH de diversos setores no país.
Aqui você acompanha o desdobramento do estudo, “Natureza e o valor dos Ativos”, aspectos fundamentais na nova composição do novo RH.
Segundo o estudo, o valor e natureza distinta desses ativos, pelos quais uma organização define suas ações para a área de RH, são modificados pela evolução natural de processos, produtos, serviços, consumidores, sociedade e negócios.
O estudo revela que valores tangíveis são extraídos da Era Industrial, de materiais. São contabilizados, ligados a resultados, gerenciados e mensurados (por Matemática) no curto/médio prazo. Já os valores intangíveis proveem da Era do Conhecimento. São imateriais, não contabilizados, ligados a valor de difícil gestão e pouco mensurados (por Lógica) no médio/longo prazo.
De acordo com o estudo, os ativos Intangíveis são a principal fonte de “valor diferencial” das empresas para os negócios. Entretanto, só tem valor se são percebidos pelos públicos de interesse das empresas. “Que são impactados por ele, já que são interdependentes e referenciais”, explica Domeneghetti.
Para o CEO da DOM Strategy Partners, a propriedade dos intangíveis gera e protege valor. “Na sua composição eles potencializam os ativos tangíveis das empresas. Respondem pelo valor econômico no médio e longo prazo, em oposição à ‘ditadura’ dos resultados financeiros no curto prazo. Sendo ainda comercializáveis e competitivos quando gerenciados corporativamente”, completa.
Ativos Intangíveis: Proteção e Geração de Valor
Proteção de Valor
Mitigam Riscos e Perdas: Identificação e prevenção aos riscos existentes. Antecipação aos riscos latentes.
Geram Reputação e Credibilidade: Fortalecimento da confiança na empresa. Transparência na relação com os diversos investidores.
Geração de Valor
Valorizam a Imagem Corporativa: Percepções positivas junto aos investidores. Endosso e reforço dos valores da empresa e dos atributos da marca.
Turbinam a Competitividade: Diferenciação de posicionamento. Geração de oportunidades. Alinhamento estratégico. Racionalidade de gestão em investimentos e maior controle orçamentário.
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O estudo “Novo Mundo, Novo RH” está na edição 213 da revista Consumidor Moderno. Baixe aqui.
Na web: hashatag #novoRH