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É preciso criar um novo RH!

É preciso criar um novo RH!

Numa sociedade onde pressões econômicas e o surgimento de diferentes perfis de profissionais se relacionam, as empresas devem repensar o papel da sua área de Recursos Humanos: confira os dados de um estudo inédito

Numa sociedade onde um novo perfil de colaborador emerge, buscando flexibilidade da carga horária e aprimoramento de suas potencialidades e experiências, a área de Recursos Humanos deixou ser um mero centro administrativo.

Hoje, uma organização preocupada com seu desempenho, seja no curto ou longo prazo, deve olhar para seu RH como uma área estratégica. Essa área permitirá justificar o investimento em ativos intangíveis necessários para a melhoria dos negócios e, sobretudo, da valorização de quem o constroem: o colaborador.

A partir de um estudo inédito “Novo Mundo, Novo RH”, elaborado pela consultoria DOM Strategy Partners, em parceria com a revista Consumidor Moderno, concluímos que essa visão é urgente e que novos direcionamentos e processos devem ser adotados pelas empresas.

Este estudo faz parte da edição 213 da Consumidor Moderno (baixe aqui). Em nosso portal, você confere alguns recortes exclusivos (pela hashatg #novorh). A seguir apresentamos uma das muitas características e propostas do estudo para o entendimento e construção de um novo RH.

Autonomia, Empoderamento e Resultados

Um dos resultados do estudo “Novo Mundo, Novo RH” aponta a tendência crescente da colaboração remota e os novos modelos de contrato. Pelos quais, a empresa deixa para trás a visão matriarcal dos velhos tempos e passará a ter uma função de disseminadora de conhecimento e ferramentas que ajudam na evolução do colaborador e, consequentemente, nos resultados da organização:

– Aprender os métodos de trabalho e produção através dos ambientes e ferramentas colaborativas;

– Gerenciar o volume de trabalho e produtividade;

– Obter sinergia e integração entre os colaboradores respeitando fusos horários e momentos produtivos individuais;

– Formalizar e disseminar o conhecimento gerado por seu trabalho;

– Cumprir metas e prazos estabelecidos de acordo com os padrões corporativos;

– Construir seu próprio plano de carreira e capacitação profissional;

– Gerenciar seu tempo e a conciliação de sua vida pessoal e profissional;

– Preservar e fomentar os Valores e a Cultura Corporativa.

 Uma nova gestão

Além disso, outra análise construtiva do estudo diz respeito à divisão de períodos de ações, projetos e seus resultados do novo RH. Denominado “Valor e Resultados do Novo RH”, este recorte apresenta um novo conceito de gestão fundamental no aproveitamento máximo do potencial dos recursos humanos atuais, que revela seus valores e resultados:

Valor e Resultados do Novo RH

No Curto Prazo

Valor

Ações, Projetos, Processos e Resultados ligados a:

  • Processos transparentes de admissão, avaliação, promoção e demissão
  • Desenvolvimento de novos formatos de treinamentos, cursos e oficinas
  • Ambientes colaborativos para troca de conhecimentos e práticas
  • Códigos de conduta e comportamento para construção de relacionamentos profissionais e pessoais positivos

Resultados

Ações, Projetos, Processos e Resultados ligados a:

  • Instrumentos de mensuração de desempenho
  • Adoção de sistemas de gestão de informações e trabalho
  • Serviços médicos, acompanhamento e apoio ao colaborador
  • Infraestrutura e estações de trabalho e convivência adequadas para colaboradores e familiares
  • Aprendizado, treinamento e capitação de aplicação imediata
  • Promoções e bonificações
  • Participação em resultados

No Longo Prazo

Valor

Ações, Projetos, Processos e Resultados ligados a:

  • Projetos e iniciativas colaborativas para a (co) construção e desenvolvimento da cultura corporativa
  • Criação de modelos de remuneração fixa e variável, mediante desempenho e resultados obtidos
  • Projetos e práticas de geração e gestão do conhecimento para desenvolvimento das atividades profissionais
  • Premiações e projetos internos de reconhecimento para fomento à inovação
  • Desenvolvimento de talentos e mapa de processos de sucessão e liderança

Resultados

Ações, Projetos, Processos e Resultados ligados a:

  • Desenvolvimento e operação de canais de atendimento e relacionamento com colaboradores
  • Oportunidades de evolução de carreira verticais e horizontais
  • Adoção de valores e práticas para o fomento da diversidade (Gênero, Origem, Raça, Cor, Credo, Condição Social, Restrições Físicas e Mentais)
  • Diretrizes, políticas e regras formais e transparentes para contratação, desenvolvimento, promoção, retenção, saída e demissão

Leia mais:

Brasileiros buscam flexibilidade no trabalho

O papel do RH no equilíbrio das prioridades

A nova gestão de valor do RH

 

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SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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