O LinkedIn divulgou recentemente uma novidade que já estava há muito tempo em experimentação: a ferramenta LinkedIn Events, recurso que serve para criar e divulgar eventos profissionais locais.
Com a nova ferramenta, o LinkedIn planeja ajudar seus usuários a construírem conexões e redes mais autênticas, pois, de acordo com suas pesquisas, os membros têm 2x mais chances de aceitar solicitações de conexão na plataforma caso tenham participado de uma reunião presencial.
A feature funciona de modo muito semelhante ao recurso de eventos do Facebook: qualquer usuário pode criar e divulgar encontros presenciais, sejam eles feiras, reuniões, palestras, treinamentos, happy hours etc.
Através dos recursos de geolocalização do aplicativo, também é possível encontrar eventos profissionais que estão acontecendo em áreas próximas à sua, além de poder recomendá-los para outras conexões.
Resumo das principais funções do LinkedIn Events:
- Criar e participar de eventos profissionais;
- Convidar suas conexões;
- Gerenciar um evento;
- Conversar com outros participantes;
- Manter contato online após o término do evento.
De acordo com a descrição oficial, para criar um evento na nova ferramenta é preciso fornecer uma descrição, data e hora, um local e convidar as conexões usando filtros como localização, empresa, setor e escola. Também é recomendado que o evento seja compartilhado como uma publicação, para aproveitar o poder do feed e alcançar participantes relevantes. Na página do evento em si, é possível acompanhar participantes e convidados, publicar atualizações e interagir com outros participantes.
Novidade que vem da Índia
Ajay Datta, chefe de produto do LinkedIn na Índia, explicou um pouco sobre a ideia por trás do projeto:
“No LinkedIn, nosso foco principal é ajudar nossos membros a se conectarem e criar relacionamentos profissionais duradouros. As interações face a face são essenciais para concretizar essa visão e dar vida às comunidades online. Com este lançamento, nossos membros agora têm um caminho seguro e confiável para se envolver com sua rede online e offline. Nós os vemos usando esse produto para hospedar reuniões de rede, workshops, encontros com ex-alunos, lançamentos de produtos e outras reuniões presenciais.”
O LinkedIn Events, inclusive, foi o primeiro produto para uma audiência global construído no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do LinkedIn, que fica localizado em Bangalore, na Índia. Até o momento, a equipe de desenvolvedores havia apenas trabalhado em recursos locais, ou para países emergentes, e este foi o primeiro produto em escala mundial.
Um dos principais projetos desenvolvidos pelo P&D de Bangalore foi o LinkedIn Lite, uma versão simplificada do aplicativo para usuários em mercados com restrições de largura de banda, a fim de melhorar as economias locais. O LinkedIn Lite já foi baixado por mais de 10 milhões de usuários nos mais de 70 países em que está disponível.
Voltando ao LinkedIn Events
A princípio, a nova ferramenta de eventos do LinkedIn está disponível apenas para usuários países de língua inglesa, mas em breve outras geografias começarão a receber a atualização.
+ NOTÍCIAS
Como serão as redes sociais no futuro?
Facebook lança serviço de streaming com realidade aumentada
Threads: testamos o Messenger do Instagram
Streamers famosos da Twitch: quanto ganharam em 2019?