Pesquisar
Close this search box.
/
/
Threads: testamos o Messenger do Instagram

Threads: testamos o Messenger do Instagram

Testamos o novo aplicativo do Instagram! Confira as principais funcionalidades

O Instagram anunciou sua nova plataforma externa, o Threads. Após o fracasso recente do Direct – antiga tentativa do mesmo segmento – a rede social planeja que o app seja uma experiência personalizada aos seus usuários. Através do aplicativo será possível enviar mensagens a todos os seguidores marcados como “melhores amigos” na listinha verde que fica dentro do aplicativo.
Essa lista surgiu no Instagram como uma alternativa para compartilhamento de conteúdo exclusivo de stories para pessoas específicas. Na hora de postar, o usuário encontra a opção e exibe seu vídeo ou foto para um grupo limitado e escolhido à dedo. Em termos de interface, o Threads não se difere muito do Messenger – o mensageiro instantâneo oficial do Facebook e sucesso de downloads nas lojas de aplicativos.
Ao abrir o aplicativo você dará de cara com a câmera e nas telas seguintes terá algumas opções interessantes: status pré definidos (imagem abaixo), mensagens e uma dinâmica parecida com a do Snapchat. Mas diferente do app mãe, aqui não é possível colocar filtros ou stickers nas fotos.

Há uma polêmica de privacidade cerceando a seção de status. Isso porque o aplicativo pode compartilhar informações de geolocalização em tempo real automaticamente. Um fato um tanto curioso desde que o Facebook passou a sofrer sanções na justiça de vários países devido ao uso indevido de dados dos usuários.

Um panorama

A medida parece um tanto inusitada, já que os planos iniciais da empresa de Mark Zuckerberg era de lançar um aplicativo de mensagens que integrasse todos os contatos de todas as redes sociais da empresa. O que inclui Instagram e Whatsapp. Mas a companhia parece ter desistido da ideia após as polêmicas de privacidade e ao fato do WhatsApp ainda ser considerado, mais seguro, devido à sua criptografia de ponta a ponta. Uma exportação das mensagens poderia corromper esse processo?

Até agora o Facebook não encontrou mensageiros concorrentes à altura aqui no ocidente. No entanto, na Ásia, o Whatsapp e Messenger são minoria: WeChat e Kakaotalk dominam o mercado por lá.
O TikTok é um aplicativo parecido com a proposta do Threads: uma rede social de vídeos e fotos instantâneas que rodam em forma aleatória e exibem o conteúdo de diversos usuários através do mundo. O aplicativo parece ser o queridinho das crianças e já chegou a atingir o topo das lojas de aplicativos em diversos lugares do planeta.

Resta saber se o Facebook abrirá algum tipo de brecha para os concorrentes do lado de lá ou se continuará desenvolvendo soluções com aplicativos complementares. Até agora o Instagram possui diversas extensões: Layout, Boomerang, IGTV e, agora, o Threads.

Testamos o Threads

Ao baixar o aplicativo, caso você já tenha uma conta do Instagram, ele já lhe redireciona para fazer login com a sua conta cadastrada naquele dispositivo. A plataforma inicializa o cadastro de informações com um guia simples e escolhas práticas: lista de amigos, cor da interface, status e termos de privacidade.
No app é possível escolher até oito amigos que aparecerão na câmera para o envio direto de fotos. Após fazer a curadoria da lista, conhecemos a sessão de status – que lembram infinitamente a sessão inicial do orkut, onde era possível colocar uma frase com um “emoticon”.
O aplicativo é relativamente simples e a caixa de mensagens é a mesma da sessão de mensagens do Instagram. Quem não tem o Threads, inclusive, recebe as mensagens no app nativo.

Por lá também é possível fazer vídeo chamadas. A funcionalidade, no entanto, parece só funcionar caso o outro usuário também tenha o app instalado. Não é possível atender no Instagram.
No quesito privacidade, como citamos acima, esse é o maior defeito: o aplicativo pede autorização de acesso ao GPS do celular, mas não diz de certa forma o que fará com o dado.
Na última opção do menu disponibilizado no aplicativo, ao acessar ‘privacidade’, é possível desativar o compartilhamento da sua localização em tempo real. Segundo o Instagram, isso permite com que o status mude automaticamente de acordo com o local em que estiver e o machine learning do API, pode então, entender com base no seu trajeto qual o melhor status a ser compartilhado.

Nossa avaliação

O aplicativo com certeza não é necessário. Pode ser interessante para quem quer ter o contato do Instagram apenas com um grupo seleto de pessoas e não deseja ver as atualizações de feed e stories de todos os amigos da mídia social. De qualquer forma, não é uma experiência inovadora.
A falha principal se encontra na falta de integração: os usuários estão dispostos a baixar outro aplicativo que entrega as mesmas funcionalidades da seção de mensagens do Instagram? Qual a intenção do Facebook com o Threads?
Até então, achamos que o aplicativo não entrega nada além de uma réplica do que o Instagram já oferece com uma função já possível no aplicativo: selecionar os amigos aos quais você quer compartilhar certos momentos. Por aqui vamos acompanhar a evolução do app! E você? Gostou da novidade?

 


Instagram libera função de restrição de comentários para combate ao bullying

Como um perfil fictício no Instagram pode ajudar as marcas

Indiano detecta falha no Instagram que facilita invasão hacker


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]