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No ritmo do cliente

No ritmo do cliente

Netshoes usa corrida própria como plataforma para divulgação de marcas próprias

Domingo, sete da manhã. Na cidade de São Paulo, o sol já brilha e o Parque do Ibirapuera recebe um público que não é de todo estranho ao local. A corrida, afinal, é parte do ethos do parque. Como acontece muitas vezes ao ano, o trânsito foi interrompido para a realização de uma prova na região. Para a Netshoes, porém, este é um dia especial.

A empresa realizou ontem (08/02/15) a primeira edição da Netshoes Fun Race, corrida de 6km que funcionou como uma plataforma de divulgação dos produtos das suas marcas próprias. ?Conceitualmente, trabalhamos dois aspectos. O primeiro é o awareness, buscando apresentar nossas marcas próprias GONEW e ALL4ONE para o público?, comenta Renato Mendes, gerente de marketing e comunicação da Netshoes. As duas marcas foram lançadas no final de 2014 com focos bem distintos: a primeira voltada ao ?atleta casual?, enquanto a segunda está voltada a quem busca performance.

?Outro aspecto que consideramos é o product experience, gerando experimentação dos produtos das nossas marcas?, afirma o executivo. ?Acreditamos que quem experimentar as marcas próprias da Netshoes passará a comprá-las, então nosso desafio é gerar esse primeiro contato?, comenta. A experiência com o ambiente Netshoes já começa com o recebimento do kit antes da corrida. Em vez de fazer com que o atleta retirasse o kit na véspera da prova, como é comum, a Netshoes realizou a entrega na casa de cada um dos cerca de 4.000 inscritos, o que funcionou como uma forma de promover sua logística. O kit em si contou com camiseta, meia e gym bag da marca GONEW. ?Assim, antes mesmo da prova o consumidor já passa a conhecer os produtos e sentir a qualidade deles?, justifica Mendes.

Já os concluintes da prova receberam, na chegada, uma smartband da ALL4ONE, um equipamento que mede os batimentos cardíacos, tempo, distância percorrida, consumo de calorias, analisa a qualidade do sono e envia essas informações para o celular do usuário. ?É um produto mais refinado, mas, quando falamos do conceito da prova, tem tudo a ver: trabalhamos o awareness e a experimentação do produto dentro de um ambiente no qual essas ações estão inseridas de maneira natural?, explica Mendes.

Embora se tratasse de um evento de corrida, a Netshoes Fun Race foi também uma oportunidade para que a marca apresentasse outras modalidades, por meio de ativações de futebol, artes marciais, cross fit, massagens e suplementos, entre outras. ?Nos posicionamos como a loja de todos os esportes e procuramos mostrar esse posicionamento na prova, estreitando os laços com os clientes?, diz o executivo.

O uso do esporte como meio de identificação com os consumidores não é novidade para a Netshoes. ?Percebemos há algum tempo que nossa participação em eventos esportivos era uma forma legal de criar vínculos?, conta Mendes. ?Somos um e-commerce e se nos limitássemos às transações com os clientes, teríamos um relacionamento frio com eles?, acredita. Por isso, com mais de 40 mil produtos de 27 modalidades, a empresa vem investindo em ações que reforcem sua marca. A empresa, por exemplo, patrocinou por três anos a Corpore, um dos principais circuitos de corrida do País; o Santos Futebol Clube; provas de skate e bicicleta; atletas de boxe e MMA; e realizou eventos de basquete (a Netshoes é parceira da NBA no Brasil).

Com a Fun Race, porém, a empresa foi um passo além. ?Pela primeira vez somos os donos do evento. Antes pagávamos para participar e atuávamos dentro do contexto criado por um terceiro. Neste domingo, o evento teve nossa cara e pudemos mostrar os valores da marca em um contexto criado por nós?, afirma.

Antes mesmo dos resultados finais do evento, a empresa já considerava a Fun Race um sucesso de marketing. ?Geramos buzz e, com as ativações de nossas marcas, esperamos que isso se reverta em vendas maiores dos produtos. Está nos planos a realização de outras ações desse tipo. Com certeza, virá muita coisa legal por aí?, completa o executivo.

 

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