O objetivo da Nike é levar o mundo no rumo da evolução através do poder do esporte. Cathy Sparks, líder do negócio Direct to Consumer da Nike na região da Europa e Ásia, é uma das responsáveis à frente de um projeto grandioso: o novo ecossistema de esportes da gigante americana. Ela apresentou a visão de futuro da Nike no World Retail Congress. O objetivo central é justamente engajar o consumidor por todos os lados.
A Nike é uma empresa dedicada e apaixonada pelo esporte. E essa paixão se confunde com a carreira de Cathy. A executiva conta de seu passado como fã de futebol feminino (modalidade na qual os EUA são uma das potências mundiais). Ela adorava ver as histórias de grandes jogadoras e logo que se formou na universidade no fim dos anos 90 foi trabalhar em uma Nike Town, a flagship da marca. Hoje, mais de 20 anos depois, a Nike continua se dedicando a construir e a valorizar histórias de grandes atletas, criando uma linguagem do esporte que se adapta a um novo padrão de comportamento do consumidor, cada vez mais interessado em bem-estar após dois anos de pandemia.
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Uma das grandes virtudes da Nike foi fomentar uma comunidade de atletas amadores, agora devidamente conectados por diversos canais digitais. Cathy explica que agora é o momento de conectar essa comunidade ainda mais profundamente, para prover uma nova ideia de experiência para o esportista, servindo a todos os clientes da melhor forma possível.
A executiva explica que agora os membros da comunidade devem realmente se sentir parte de um ecossistema global, criando relacionamentos mais personalizadas entre aqueles que se interessam por esportes. Ser parte da comunidade Nike é uma forma de celebrar aqueles que amam o esporte, procurando acompanhar a evolução e a mudança de comportamentos dos clientes.
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O app da Nike procura mostrar aos membros como potencializar sua performance em suas práticas esportivas, para criar engajamentos reais. Ela fala do App Nike, o Club Run, o Training Club e o SMRKS. Tudo isso e mais a Casa da Inovação, a Nike Ri-se e a NikeLive. Tudo isso mostra e projeta a Nike para o mundo, para a cidade e para a vizinhança, são diferentes formatos que buscam conectar consumidores e comunidades de forma segura e saudável. Ou seja, o ecossistema Nike procura trabalhar as diferentes e múltiplas jornadas dos clientes, basicamente em tudo o que cerca suas atividades esportivas. A ideia é sempre criar experiências imersivas e significativas mundo afora.
Até mesmo os colaboradores da empresa, particularmente nas operações de varejo, são chamados de atletas. Não se trata apenas de propósito, mas de praticar uma cultura de esportes que transmita legitimidade para o cliente. Cada colaborador se sente parte de uma transformação quando se vincula à uma comunidade. A ideia é motivar e buscar novas histórias que possam ser transmitidas para mais e mais pessoas, fazendo com que a marca Nike seja sempre relevante.
Por outro lado, a construção do marketplace procura conectar parceiros que tenham afinidade com os valores e os princípios de uma marca de apaixonados por esportes. A seleção de parceiros que possam vender no marketplace, devem obedecer a três pilares: pessoas, atividades e planejamento (people, play and planning), para ampliar e multiplicar o alcance dos valores da marca e também os esforços de sustentabilidade da empresa.
Cathy Sparks terminou sua apresentação fazendo uma homenagem a um grande talento do futebol feminino, Alexia, craque da equipe do Barcelona, que conduziu sua equipe para uma campanha incrível na Champions League feminina. A ideia é mostrar como o esporte pode ser inclusivo e gerador de oportunidades para todos. A Nike acredita que seu marketplace é um catalisador de mudanças que podem gerar valor e unir comunidades por meio do esporte.
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