A venda da Netshoes para o Magazine Luiza foi interrompida depois de mais um fato novo envolvendo o interesse da Centauro. A Netshoes comunicou aos seus acionistas, na mão de hoje, o adiamento da reunião extraordinária que seria responsável por deliberar a venda da operação brasileira da Netshoes à empresa da família Trajano.
A Centauro, concorrente física da Netshoes na venda de materiais esportivos, aumento sua oferta para adquirir o e-commerce na última terça-feira. Ontem, as ações da Netshoes subiram quase 20% na bolsa com o anúncio da nova proposta.
A atratividade do e-commerce está na sua inteligência sobre a maneira de se vender na internet. Em valor de mercado, a Netshoes vem sofrendo quedas consecutivas desde seu IPO. O lance da Centauro para ficar com a operação no Brasil é de quase 109 milhões de dólares, ou 435 milhões de reais. A oferta inicial era de 93 milhões de dólares. A nova oferta contempla o pagamento de US$ 3,50 por ação da Netshoes. A do Magazine Luzia era de US$ dólares.
Magazine versus vestuário
O Magazine Luiza apresenta crescimento exponencial no on-line e é dos poucos magazines que têm crescido durante a crise econômica, enquanto concorrentes como Via Varejo e Ricardo Eletro passam por enorme dificuldade, a primeira, à procura de um comprador, e a segunda entrou em recuperação extrajudicial no fim do ano passado.
A Netshoes permitiria ao Magalu ampliar seu domínio no on-line e colocar novos mix de produtos. O Grupo SBF, dono da Centauro, não teria um impacto tão grande sobre o mix de produtos, mas, sim, de eficiência nas vendas on-line. Em ambos os casos, o valor próximo de 100 milhões de dólares por todo esse know-how é interpretado como uma oportunidade de mercado.