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Como o seu negócio pode se beneficiar com o metaverso?

Como o seu negócio pode se beneficiar com o metaverso?

Investir nessa tecnologia agora é essencial para não se atrasar no futuro

Quando se trata do metaverso, poucos líderes empresariais se considerariam especialistas. Alguns podem se perguntar se isso importa para suas empresas. A resposta curta: sim, ele faz. De fato, vários conceitos do metaverso já estão se tornando concretos. Outros em breve. Muitas companhias estão investindo com o objetivo de aprofundar a fidelidade do cliente, se envolver de novas maneiras com suas comunidades e aumentar a receita.

No entanto, também há motivos para cautela. O metaverso está subitamente quente, embora as tendências tecnológicas subjacentes estejam em andamento há anos. Como nos primeiros dias da internet, essa inovação provavelmente contém bolsões de especulação, supervalorização e investimentos imprudentes – especialmente porque um verdadeiro metaverso, como imaginam os visionários da tecnologia, ainda está a anos de distância. Nem toda empresa precisa se tornar líder do metaverso hoje.

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O que é o metaverso – e o que isso significa para os negócios

O metaverso promete um mundo digital 3D incrivelmente realista onde o usuário pode, por exemplo, comprar e vender bens e serviços, assinar e fazer cumprir contratos, recrutar e treinar talentos e interagir com clientes e comunidades.

Como alguns visionários da tecnologia imaginam o metaverso, esse mundo não funcionará principalmente em plataformas cujos proprietários controlam dados, governança e transações. Em vez disso, os clientes e empresas poderão levar suas identidades, moedas, experiências e ativos a qualquer lugar que desejarem. Além disso, ao contrário das experiências da web de hoje, grande parte desse mundo digital persistirá mesmo quando ninguém estiver nele.

Hoje, muitos consumidores mais jovens já experimentam roupas virtuais em lojas virtuais de varejo ou compram mercadorias virtuais para seus ambientes de jogos virtuais. Para o negócio, as implicações de um mundo digital imersivo, persistente e descentralizado podem ser enormes. Já as empresas estão olhando para o metaverso para:

● Enriquecer a experiência do consumidor;
● Introduzir produtos virtuais;
● Coletar novos dados sobre os clientes;
● Comercializar produtos e serviços físicos e digitais;
● Apoiar pagamentos e finanças;
● Oferecer hardware e aplicativos que suportem atividades do metaverso.

Leia mais: Cartilha sobre o metaverso e os principais termos a serem conhecidos

O metaverso é uma evolução, não uma revolução, com oportunidades hoje

O metaverso foi descrito e nomeado pela primeira vez há quase 30 anos, mas o cenário atual ainda é embrionário. Isso é verdade, embora algumas plataformas digitais estejam se autodenominando metaversos. Poder computacional, headsets, protocolos de software e capacidade de rede ainda não estão prontos para suportar um ambiente verdadeiramente imersivo e compartilhado.

No entanto, esse futuro está chegando, como o culminar de uma tendência de longa data: novas tecnologias inovadoras se misturam em um todo maior. Na PwC, na última década, foi identificado novas tecnologias mais importantes para os negócios e como elas estão convergindo, de maneiras que estão começando a tornar possíveis partes do metaverso.

Hoje, a tecnologia em nuvem está abordando o poder de processamento e o armazenamento para dar suporte à realidade estendida e às interfaces imersivas. As redes hiperconectadas que aproveitam o 5G estão chegando à maturidade. A inteligência artificial (IA) está ajudando a criar reflexões digitais que combinam visão computacional, fala e aprendizado profundo para oferecer aos usuários experiências que parecem reais.

Leia mais: Descentralização, metaverso e privacidade: as visões de futuro abordadas no SXSW

A descentralização das finanças e da economia, apoiada pelo blockchain, está possibilitando sistemas financeiros parcialmente automatizados. Por fim, os consumidores nativos digitais e o impacto da pandemia nos hábitos de consumo estão despertando a demanda pelos produtos e experiências virtuais que o metaverso oferece.

Ainda em grande parte falta a prometida interoperabilidade do metaverso: um mundo digital onde você e seus clientes podem fazer a transição perfeita entre várias experiências oferecidas por vários provedores. Essa conectividade exigirá uma nova arquitetura para a internet, muitas vezes chamada de Web 3.0. A ideia é que primeiro surgiram as páginas da web estáticas (Web 1.0).

Então veio a internet atual (Web 2.0) com conteúdo dinâmico, mas apenas dentro de plataformas que as empresas possuem e governam. A Web 3.0, na qual os inovadores e investidores da Internet estão trabalhando atualmente, deve ser uma estrutura descentralizada com inúmeras plataformas interoperáveis.

Quer essa visão chegue ou não, já existem componentes suficientes do metaverso para oferecer oportunidades, juntamente com riscos, hoje.

Leia mais: O caminho do metaverso passa por maior inclusão

O que faz um metaverso: conceitos-chave para dominar

Uma maneira de pensar no metaverso é como um conjunto de oportunidades a partir das quais a empresa pode selecionar algumas para focar. Com base em relatório da PwC, seis conceitos do framework serão a base de tudo isso. A maioria ainda não está totalmente madura e o valor total da verdadeira convergência ainda não foi percebido pela maioria das organizações.

Todavia, alguns desses conceitos já são concretos o suficiente para que possam expandir as linhas de negócios existentes e criar novas. Empresas de varejo, imobiliário e entretenimento já estão investindo e obtendo lucros. Para outros componentes do metaverso menos maduros, entrar no início ajudará a companhia a estar pronta para qualquer evolução do metaverso.

De qualquer forma, esses componentes exigem atenção à confiança e aos valores – sem cuidado, esse novo mundo digital pode exacerbar as disparidades socioeconômicas. Quando ativos, transações e identidades existem simultaneamente em mundos físicos e digitais que bilhões de pessoas e organizações compartilham, as velhas formas de construir e sustentar a confiança podem não se aplicar mais.

Economia

Criptomoedas,tokens não-fungíveis (NFTs) e outras moedas digitais, ativos e trocas baseadas em blockchain provavelmente sustentarão a troca de valor em todo o metaverso. Mais inovação será necessária à medida que governos, empresas e novas organizações exclusivamente digitais trabalham para construir sistemas monetários digitais confiáveis, oferecer novas propostas de monetização de dados e realizar empréstimos, pagamentos e investimentos imobiliários.

Leia mais: SXSW Bites: Metaverso, DAOS e mais discussões do festival

Organizações autônomas descentralizadas (DAOs) – com regras voluntariamente acordadas aplicadas por um programa de computador que roda em blockchain – provavelmente desempenharão papéis importantes.

Interoperabilidade

Um verdadeiro metaverso requer interoperabilidade perfeita entre usuários e plataformas, com base na Web 3.0 e em padrões ainda a serem determinados. Embora essa interoperabilidade ofereça novas possibilidades para alcançar e entender os clientes, levantará novos desafios para coletar e proteger dados e para segurança cibernética e privacidade.

Também pode prejudicar as estratégias de negócios construídas para manter os usuários e seus dados em uma determinada plataforma. A vantagem competitiva pode mudar para as empresas que oferecem (através de hardware ou software) formas confiáveis para os usuários entrarem no metaverso.

Governança

O metaverso precisará de regras de engajamento para os usuários, regras sobre como o próprio metaverso pode mudar ao longo do tempo e mecanismos de fiscalização, inclusive para cobrança de impostos, governança de dados e conformidade regulatória. Os pioneiros podem ajudar a definir essas regras.

A segurança será primordial, pois um novo mundo digital descentralizado pode oferecer aos agentes mal-intencionados um novo mundo de pontos de entrada para ataques. Autenticidade – e confiança de forma mais ampla – também deve estar na frente e no centro, para reduzir a desinformação que muitas vezes assolou a internet.

Identidade

Na internet de hoje, a identidade está frequentemente ligada a plataformas. Pode ser verdadeiro, pseudônimo ou anônimo. O metaverso, descentralizado e interconectado, precisará de identidades digitais confiáveis – para pessoas, ativos e organizações – que sejam portadas entre plataformas.

As empresas ativas em identidade digital agora podem ajudar a definir os padrões do metaverso e oferecer um serviço necessário. As identidades digitais também podem ser fundamentais para a coleta de dados permitida e a governança de dados em um ambiente descentralizado.

Experiência

Um mundo digital 3D compartilhado, persistente e imersivo oferecerá experiências únicas, baseadas em sua própria estética – crenças, ideais e gostos expressos em escolhas individuais. Algumas tendências para a experiência do usuário já estão ficando claras, em jogos e ambientes VR/AR.

As empresas que criam experiências confiáveis do metaverso e protegem os direitos de privacidade podem conquistar a fidelidade do consumidor, enquanto aquelas que permanecem no topo das tendências do metaverso podem estar bem posicionadas para prever as preferências e o comportamento do consumidor.

Persistência

Um verdadeiro metaverso deve refletir em tempo real as mudanças feitas nele por diferentes participantes, entrando e saindo de diferentes maneiras, em diferentes lugares, em diferentes momentos. Essa persistência provavelmente exigirá uma nova abordagem para ativos e atividades digitais, incluindo serviços e aplicativos que sejam portáteis, reconfiguráveis dinamicamente e extensíveis.

6 maneiras de começar a se preparar para a era do metaverso

Como ainda não existe um metaverso verdadeiro, mas muitos de seus conceitos já são relevantes para os negócios, empresas se beneficiariam com a execução de seis ações medidas, segundo a PwC. Os três primeiros se concentram em oportunidades e casos de uso disponíveis hoje. Os próximos três ajudarão a construir os recursos que ajudarão a apoiar o sucesso do metaverso amanhã.

1. Acelere

A maioria das empresas – mesmo muitas empresas de tecnologia – não tem familiaridade institucional com os conceitos do metaverso, que estão evoluindo rapidamente. Muitos também podem não ter as habilidades e processos para realmente entender e confiar em suas transações e investimentos digitais.

Atribua pelo menos um recurso ou fonte de conhecimento (como um grupo) para entender conceitos-chave, como criptomoedas e organizações autônomas descentralizadas e sua relevância para sua empresa, e seguir o metaverso à medida que ele evolui.

2. Desenvolva uma estratégia

Identifique lacunas para fechar e oportunidades de longo prazo para construir a partir do metaverso e seus principais conceitos e, em seguida, trabalhar em medidas fundamentais.

Muitas empresas, por exemplo, provavelmente se beneficiarão do recrutamento de funcionários nativos digitais que já estão familiarizados com os conceitos-chave do metaverso, bem como medidas técnicas como tornar os serviços extensíveis, desenvolver planos de segurança e identidade e publicar interfaces de programação de aplicativos (APIs) em núcleos sistemas para que outros possam se conectar.

3. Teste as águas

Selecione algumas oportunidades disponíveis dentro das tendências subjacentes do metaverso hoje. Os casos de uso de menor risco incluem a venda de versões digitais de produtos físicos, a oferta de tours virtuais de produtos ou instalações virtuais e o lançamento de NFTs para aumentar o reconhecimento da marca e as conexões com os clientes.

Leia mais: NFTs: entenda o perfil dos compradores de tokens não fungíveis

As empresas também podem considerar comprar ou alugar imóveis digitais para vendas, publicidade e suporte ao cliente. O imobiliário digital é provavelmente uma opção de maior risco, uma vez que nenhum mundo digital individual provou ainda que terá relevância duradoura, mas pode ser uma escolha razoável para algumas empresas considerarem.

4. Foco na confiança

O metaverso e seus componentes atualmente existentes oferecem novos desafios para segurança cibernética, direitos de privacidade, conformidade regulatória, reputação de marca e esforços antifraude. As empresas devem, por exemplo, considerar a segurança no nível dos serviços, para que, independentemente de onde seu ativo vá, a segurança seja mantida.

Para promover a confiança entre consumidores, acionistas, reguladores e outras partes interessadas, comunique antecipadamente o que esperar de suas iniciativas de metaverso e como você irá mitigar os riscos potenciais. Blockchain e IA podem, em alguns casos, automatizar a autenticação de identidade, ativos, transações e contratos.

5. Repense as competências essenciais

O que oferece vantagem competitiva em um ambiente digital compartilhado e descentralizado pode ser diferente do que você tem hoje. Você pode precisar de qualificação e recrutamento para preencher as lacunas de habilidades, bem como novas abordagens para dados e relacionamentos comerciais.

Se, por exemplo, sua estratégia digital for baseada em possuir uma plataforma digital, você provavelmente precisará acelerar seus serviços e infraestrutura de segurança. Se você estiver trabalhando com uma plataforma, avalie o quanto eles estão prontos – e certifique-se de levar seus dados com você se mudar de provedor.

6. Alinhe físico e digital

Se você adicionou ou planeja adicionar serviços e/ou ativos digitais ao seu portfólio, busque uma experiência de marca consistente nas construções físicas e digitais. Assim como sua presença na web precisa corresponder à sua experiência de localização física, sua experiência no metaverso também deve.

Tipos de casos de uso do metaverso

Básico: estágio 1

Aplicações básicas de novas tecnologias, focadas em exploração e POCs, normalmente casos de uso desenvolvidos com parceiros

Emergente: estágio 2

Aplicações de experiências digitais que complementam e se conectam a experiências digitais físicas ou já existentes.

Avançado: estágio 3

Experiências nativas digitais que aproveitam vários componentes das tecnologias capacitadoras do metaverso e criam experiências multiusuário. A transação representa o início da experiência do cliente que constrói a fidelidade vitalícia. Crie efeitos de rede por meio de comunidades.

Diferenciado: estágio 4

Várias linhas de negócios que estão inovando em vários aspectos das tecnologias de habilitação do metaverso e fornecem economias de escala complementares. Conectado em vários ecossistemas do metaverso, mantendo a vantagem competitiva em experiência e superioridade técnica, podendo oferecer, inclusive, ferramentas de atendimento ao cliente.

Por que você não deve esperar

Essas seis medidas podem oferecer um grande benefício: elas ajudarão a empresa mesmo que um metaverso baseado em uma arquitetura Web 3.0 nunca se torne realidade. Muitos dos conceitos-chave que fundamentariam um verdadeiro metaverso já estão amadurecendo rapidamente.

Atualmente, a inovação está acelerando para transformar a economia digital, melhorar a interoperabilidade para ambientes digitais, criar identidades digitais que consumidores e organizações possam possuir integralmente, definir novas regras de governança, criar experiências digitais mais imersivas e tornar essas experiências mais persistentes.

No entanto, o metaverso evolui, essas tendências são reais agora. Começar cedo pode ajudar a garantir que a empresa não fique para trás.

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