Pesquisar
Close this search box.
/
/
Shoppings fechados: negociação entre lojistas e administradoras vai definir ritmo da retomada

Shoppings fechados: negociação entre lojistas e administradoras vai definir ritmo da retomada

Após orientação de Doria para shoppings da Grande São Paulo, administradoras suspendem atividades de estabelecimentos por todo o País

Nesta quarta-feira (18), o Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recomendou o fechamento dos Shopping Centers da Grande São Paulo para tentar frear o avanço do novo coronavírus na região.

A recomendação é que todos os shoppings pausem suas operações até o dia 30 de abril. As academias de ginástica também receberam a orientação. Estabelecimentos do interior e litoral paulista estão livres da medida, por enquanto.

Após a fala do Governador de São Paulo, as administradoras de Shopping Centers anunciaram a suspensão das atividades em várias unidades.

As empresas estão fechando as lojas, mas mantendo o funcionamento de serviços como supermercados, farmácias e alimentação em horário reduzido.

Algumas operadoras fecharam seus shopping também fora da Grande São Paulo. A CCP, que opera na capital paulista o Shopping D e o Shopping Cidade São Paulo, suspendeu a operação de todos os seus estabelecimentos, incluindo dois em Minas Gerais.

A Multiplan, dona do BarraShopping (RJ) e do Shopping Anália Franco (SP) decidiu fechar as lojas dos shoppings paulistas – incluindo três do interior – e do ParkShopping, em Brasília.

A Aliansce Sonae vai fechar 11 de seus 39 Shopping Centers. Entre as operações que serão suspensas estão estabelecimentos de São Paulo, Campinas, Brasília, Vila Velha, Salvador, Taboão da Serra e Belo Horizonte.

Negociação é a chave

Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) afirma, em entrevista à NOVAREJO, que o fechamento das lojas não deve ter impacto tão diferente nas vendas do que todo o impacto já causado por toda a crise do novo coronavírus.

Segundo ele, as vendas já tiveram quedas enormes na última semana e “se as lojas fecharem, não vai ser tão pior do que já está sendo”.

O diretor da Alshop explica que agora os lojistas precisam negociar prazos de pagamento e condições de aluguel com as administradoras dos shoppings.

“Esperamos que haja acordo entre lojistas e shoppings na questão do postergamento de pagamentos: se a loja ficar fechada 10 dias que o adiamento seja proporcional para que o lojista possa cumprir com suas obrigações. Além disso é importante negociar o aluguel para que ele seja proporcional ao uso. A suspensão do fundo de promoção, que não está sendo usado, também é importante”, Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da Alshop

Luiz Claudio Dias Melo, sócio-diretor da divisão de varejo da consultoria 360 Varejo, explica o que os lojistas precisam negociar: “em primeiro lugar, uma carência de alguns meses em seus custos de administração (aluguel/condomínio); em segundo lugar eles precisam solicitar prorrogação de suas dívidas com fornecedores e sob hipótese nenhuma deixar de pagar salários”.

Coronavírus: João Doria sugere fechamento de shoppings na Grande São Paulo
Pão de Açúcar terá horário de atendimento exclusivo para clientes com mais de 60 anos

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]