Pesquisar
Close this search box.
/
/
Alpha, o seu novo consumidor e, em breve, seu novo colaborador

Alpha, o seu novo consumidor e, em breve, seu novo colaborador

Filhos da recessão e da restrição econômica, como os alphas viverão sob o peso das expectativas de seus pais?

A geração Z ainda está vendo seu comportamento, ideias e visão de mundo serem assimiladas pela sociedade e pelo mercado. Mas, no mundo acelerado de hoje, convém manter olhos e atenção para a Geração Alpha. As crianças nascidas por volta de 2010 têm características que provavelmente irão condicionar novos comportamentos, ainda mais por serem a primeira geração a crescer em um mundo associado à Inteligência Artificial. 

O SXSW trouxe uma pesquisa muito densa e com dados de alta qualidade sobre a Geração Alpha. Apesar da amostra ser baseada no mercado americano – e da carência de estudos similares no Brasil – há informações que permitem elaborar boas hipóteses para o futuro desses jovens em nosso mercado. 

A responsável pelo estudo, Joana Piacenza, Head de Inteligência da Morning Consult, trouxe muitos insights e dados curiosos sobre os hábitos e influências da Geração Alpha. A seguir, um resumo selecionado dos dados mais representativos do estudo.

O que os pais da geração Alpha esperam de seus filhos?

Para surpresa de ninguém, e a exemplo de incontáveis gerações anteriores, os pais dos jovens Alpha querem que seus filhos cresçam em ambientes saudáveis, com integridade e em famílias estáveis.

  • Agora vamos às nuances. Mais de 45%, ou exatamente 47% dos pais da geração Alpha são millennials que vivem sob grande pressão financeira. São pessoas, profissionais e cidadãos que depositam em seus filhos a pressão de serem bem-sucedidos para que não enfrentem os problemas que eles vivenciam atualmente. 
  • Lembramos que as classes médias vivem em crise no mundo inteiro, particularmente nos mercados ocidentais. A sombra do orçamento curto, da culpa por não poderem oferecer as melhores condições possíveis aos seus filhos, está na base de crises de ansiedades e traumas sensíveis para estes pais.
  • Ao mesmo tempo, as questões identitárias ganharam a mesa e os lares do geração Alpha. Falar sobre identidade, raça, gênero, política faz parte da rotina dessas famílias. 
  • Os desejos naturais da sociedade de consumo também atingem a geração Alpha. 46% dessas crianças tomam decisões sobre marcas, 43% dos pais, por sua vez, costumam fazer corridas rápidas às redes de fast food, para comprar comida barata e, ao mesmo tempo, com apelo para as crianças. Há uma evidente busca por recompensa emocional nessa escolha.
  • São muitas as implicações dessas escolhas. Isso faz com que os pais costumem até mesmo dar a seus filhos uma comida diferente daquela que eles mesmos consomem. Novamente, os complexos derivados da restrição financeira ganham espaço e tomam a mesa. São 28% dos pais que se alimentam dessa forma, particularmente no jantar. 
  • Com relação ao lazer, 63% dos pais da geração Alpha decidem os destinos de turismo porque seus filhos assim desejam. Eles gostam de viajar, e querem que as crianças participem disso. Então, imaginem que um jovem viu um determinado destino na TV, no YouTube, e, de forma não refletida, manifesta o desejo de visitar o local. Surpresa! pais complexados que querem dar o melhor aos seus filhos, simplesmente concordam.
  • Podemos perceber que as decisões relacionadas à criação e a satisfação das vontades e necessidades dos filhos, dos jovens Alpha, passam por um caminho semelhantes ao da geração do pôs-guerra, há quase 80 anos! Ainda sobre o lazer, 55% dos pais da geração Alpha dizem que seus filhos preferem se divertir em atividades externas (sem vídeo game?). Mas o que eles falam é um retrato da realidade? Obviamente, crianças pequenas querem sentir o ar e ver o que há além de suas casas. Mas quando ganham mais idade, será que continuam com esse desejo?
  • Um dado para ilustrar (desmontar) essa hipótese, é que quase 50% dessas crianças têm um tablet. Quase 20% já têm um headset de Realidade Virtual e, por consequência, quase 40% passam 3 horas por dia… on-line, 24% gastam quase 7 horas usando smartphones! “Atividades externas”? Mesmo? Pois bem.
  • E ainda dentro de casa, 51% dos Alphas assistem e acessam canais e programas de streaming, com 60% assistindo YouTube frequentemente. As plataformas preferidas ainda são o próprio YouTube, DisneyPlus e Netflix. Ao contrário do que se poderia imaginar, o TikTok ainda não encontra grande penetração nestes jovens. E, como ponto de grande atenção, 36% dessas crianças acessam rede sociais ao menos duas horas por dia. O quanto essa permanência e contato com mídias sociais irá afetar sua saúde mental? Aí temos um grande desafio para educadores e para os pais, pressionados pela renda comprimida, como realmente escolher o conteúdo mais saudável para seus filhos e alunos?
  • Além do mais, em termos de socialização, os Alphas já começam a preferir encontrar amigos on-line, refletindo um comportamento já largamente disseminado na Geração Z, que reduziu sensivelmente o número de horas dedicadas a encontros presenciais com amigos e companheiros(as). Provavelmente, serão os Alphas, os incentivadores da “ressurreição” ou estabelecimento do meta verso e da Vida Híbrida, transitória entre realidades.
  • E também, a exemplo da geração Z, 29% dos Alphas usam gírias que não são compreendidas pelos seus pais. Já oremos vislumbrar problemas de comunicar, compreensão, cognição e entendimento no futuro próximo…

A partir desses insights, novamente, extraídos do estudo dos jovens Alpha. Os EUA, é possível desenhar algumas hipóteses para o mercado brasileiro. Como por aqui a restrição de renda é praticamente parte da vida das pessoas, e a inclusão digital caminha acelerada, com uma adoção sem precedentes de serviços financeiros digitais, é possível que as escolhas de criação dos Alfas (agora com “f”, em bom português) sejam ainda mais radicais do que as dos pais dos EUA. Os efeitos da vida em redes sociais e da introversão derivada da convivência digital serão ambiente para a multiplicação de neuroses ou ou episódios de ansiedade e depressão?

E qual a capacidade de influenciar decisões da nova geração em relação às escolhas de seus pais? Já sabemos que os Alfas no Brasil determinam a escolha das plataformas de streaming e algumas decisões de lazer. O que isso irá motivar em termos de comportamento e atitudes na vida adulta? Como serão os consumidores e os colaboradores Alfas? Serão tão independentes e avessos às tradições quanto os membros da Geração Z?

O tempo dirá.  E ele já está logo ali. Em menos de 5 anos, a Geração Alfa já estará disponível para mostrar sua narrativa e seus hábitos no mercado de trabalho.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]