Pesquisar
Close this search box.
/
/
Ao contrário dos seus planos, não existe um “Planeta B ou C”

Ao contrário dos seus planos, não existe um “Planeta B ou C”

Especialistas debatem políticas para evitar problemas como o aquecimento global. Precisamos cuidar da Terra: ainda não há a possibilidade de fugir para Marte

O sonho de Elon Musk, um dos bilionários mais controversos da atualidade, é colocar as pessoas para viver no espaço, mais precisamente colonizar Marte. Não à toa, Musk é adulado por uns, que o veem como visionário, e ironizado por outros, que o enxergam apenas como mais um megalomaníaco. A despeito dos seus planos, no entanto, uma coisa é certa: precisamos tratar a Terra de uma maneira melhor. Marte ainda não é um plano B. Durante o C2, especialistas dividiram o espaço do palco principal para falar dos seus receios e planos para fazer um planeta melhor. Seja por atitude, propaganda ou até mesmo novas tecnologias, um grupo de pessoas acredita que as pessoas precisam colocar o assunto do aquecimento global como prioridade.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

“E tem que ser prioridade na agenda de todos: população, governo e empresas”, diz Rafik Belmesk, fundador da Young Glory.

Empresa cidadã

A Thread International tenta fazer a sua parte.  A empresa nasceu após a visita do fundador, Ian Rosenberger, ao Haiti em 2010. O país tinha acabado de sofrer com terremotos devastadores. Decidiu, então, criar uma indústria do lixo, estimulando a reciclagem. E fez uma diferença brutal na região. Criou mais de 300 empregos na ilha e mandou mais 500 toneladas de plástico reciclado para os Estados Unidos. Esse material virou matéria-prima de roupas e calçados de marcas como Timberland, HP e Kenneth Cole. Para Kelsey Halling, diretora de vendas da empresa, a economia circular deve estar em evidência e há três princípios a serem seguidos: desenhar produtos que não causem poluição; estimular consumidores a manterem os produtos comprados em uso; e regenerar os sistemas naturais. “Temos a oportunidade de fazer o mercado melhor”, diz Halling.

Energia limpa é uma saída

Apesar de lideranças, como Donald Trump, negarem a existência do aquecimento global e ainda estimularem formas de energia poluentes, felizmente existem profissionais que vão na contramão. Um caso é da General Fusion. A empresa foi criada para trazer uma nova alternativa de energia limpa. Em resumo, a companhia utiliza uma fusão de injetores de plasma, pistões e vórtice de material líquido para criar uma fonte de energia muito mais eficiente do que as atuais.  A eletricidade é gerada a partir de uma espécie de usina de fusão, que bombeia o metal líquido e quente para aquecer água e girar turbinas a vapor. Algo bem similar em algumas tecnologias atuais. “Ainda está um pouco longe de acontecer, mas consideramos essa tecnologia o santo graal da energia”, diz Christopher Mowry, CEO da empresa.  A energia é algo que pode ser criado de tantas formas que um estudante chamado Austin Wang, atualmente com 20 anos, criou um tipo de energia em cima de uma bactéria. Isso mesmo. Ele desenvolveu uma bactéria que acelera o processo de conversão de lixo orgânico em eletricidade. “Nem eu acreditei no começo”, diz Wang. O seu projeto, que ainda está em fase de estudos, foi premiado em 2016 na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel – ele recebeu US$ 75 mil. A meta de Wang é obter energia do tratamento do esgoto, ou seja, unir o útil ao mais útil e ao agradável.

Publicidade é o primeiro passo

A propaganda é um bom caminho para começar. Belmesk chamou dois estudantes dinarmarqueses, Christian Skjott e Alexander Kofoed para contarem da campanha que estão realizando pelas Ilhas Fiji. Por conta do aquecimento global, a água dos oceanos estão subindo. A consequência é que cidades litorâneas e especialmente ilhas estão correndo o risco de ficarem submersas. A ideia dos estudantes foi que cada uma das 332 ilhas de Fiji passasse a ter nome de alguém famoso, seja político, celebridade ou até mesmo empresa. A ideia é que os envolvidos começassem a se preocupar com as ilhas como se preocupam com o nome delas, chamando atenção para o problema. “Imagine as manchetes que saíriam: “A Samsung está afundando”, “Donald Trump vai salvar a sua ilha?”, diz Kofoed. A Ogilvy de Sidney decidiu espalhar cartazes com catástrofes para alertar sobre os problemas causados pelo aquecimento global. E fez uma matemática simples: não faz sentido o planeta gastar US$ 1,7 trilhão com despesas militares, enquanto o combate para a mudança climática fica somente com cerca de US$ 323 bilhões.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]