/
/
Maioria dos conselhos de grandes empresas não tem nenhuma mulher

Maioria dos conselhos de grandes empresas não tem nenhuma mulher

Mulheres presidentes ou como VP são fato muito raro. Ainda mais preocupante é a ausência delas nos conselhos das grandes empresas. Confira a pesquisa

As mulheres são maioria na população brasileira – cerca de 52% do total. Mesmo assim, um índice continua se repetindo: elas seguem tendo uma participação muito pequena quando o assunto é liderança. Apenas 8% dos cargos de presidência são ocupados por mulheres em empresas brasileiras. É o que revela uma pesquisa que será apresentada no Fórum Global da ONU Mulheres, no próximo dia 14, em Nova York.

Segundo o levantamento, nos conselhos de administração das empresas no Brasil, o cenário pode ser considerado desolador em relação à integração das mulheres nas posições de decisão. Mais de 60% das empresas que possuem um conselho para chamar de seu não há sequer uma mulher entre os representantes. E nas que possuem, elas são claramente uma minoria, por volta de 8% do total.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

As empresas que possuem cargos de vice-presidência têm 52,5% de homens ocupando a posição. Em diretorias, as mulheres representam 33% das vagas.

O estudo, chamado de Panorama 2017, foi desenvolvido pelo Insper em parceria com a empresa de recrutamento Talenses. A maioria das empresas participantes é do setor de serviços (75%).

Engajamento feminino

Ter uma mulher na liderança inspira outras a crescer, segundo o estudo. As empresas que têm mulheres em posições de chefia tendem a ser mais engajadas com o tema. Quando a presidente é uma mulher, elas ocupam 26% dos cargos de vice-presidência. O mesmo número diminui quando a presidência é masculina, cerca de 17%.

No cenário internacional, Europa e Estados Unidos estão à frente do Brasil em número de mulheres em cargos de liderança. A diferença, contudo, não é gritante. É o que podemos ver nos conselhos administrativos das empresas norte-americanas. Nelas, cerca de 14% do comitê é composto por mulheres. Europa e Brasil apresentam percentuais menores: 9% e 8%, respectivamente.

Leia também: 

Mulher estuda e trabalha mais do que o homem, mas salário continua desigual

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]