/
/
Veja as mudanças provocadas pela pandemia no mercado imobiliário

Veja as mudanças provocadas pela pandemia no mercado imobiliário

Isolamento social ressignificou a relação dos brasileiros com a casa e já está causando transformações na busca por imóveis para alugar ou vender

O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus colocou milhões de trabalhadores de todo o país em home office. As crianças também passaram a ter aulas pela internet, e o resultado não poderia ser outro: passando mais tempo reunidas em casa do que nunca, as famílias começaram a reavaliar suas necessidades em relação ao espaço onde moram. Isso influenciou o mercado imobiliário.

Como a quarentena aqueceu o mercado imobiliário

Nos primeiros meses de quarentena, observou-se um movimento de busca por acessórios para facilitar o trabalho remoto e de utensílios para pequenas reformas. Com o passar do tempo, no entanto, muitos brasileiros passaram a buscar casas e apartamentos mais amplos para viver.

Segundo um levantamento feito pela plataforma Quinto Andar, a busca por imóveis para alugar de três quartos aumentou 9% com a pandemia, e o interesse por apartamentos com quatro quartos cresceu nada menos que 58%. A procura por imóveis menores, por sua vez, recuou: para os de dois quartos, a queda foi de 22%, e para os de um quarto, 37%.

Mas não foi só o mercado de aluguel que sentiu os impactos da pandemia. Com a crise econômica, os preços dos imóveis à venda ficaram estagnados, e quando combinados às baixas taxas de juros para financiamento, deixaram mais pessoas interessadas em comprar.

Vendas crescem fora dos grandes centros

A busca por imóveis à venda não apenas aumentou, como se deslocou. Depois de muitas empresas anunciarem que vão adotar o home office permanentemente, o interesse por empreendimentos fora dos grandes centros disparou, impulsionado por pessoas que sonham com a casa própria e que buscam lugares com mais espaço e conforto.

A InstaCasa, startup que auxilia loteadores na venda de empreendimentos de forma digital, registrou crescimento de 250% no segundo semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. Presente em quatro das cinco regiões brasileiras, a empresa digitalizou mais de 24 empreendimentos este ano e movimentou R$200 milhões de reais entre março e novembro, ultrapassando dois mil lotes vendidos.

“As pessoas perceberam que com o home office, é possível morar em um local mais afastado e com maiores áreas, o que acabou aquecendo o mercado de loteamentos. A volta do investimento na economia real, como a aquisição de lotes em função dos baixos retornos em investimentos tradicionais, foi outro fator positivo”, diz o CEO da InstaCasa, Mauricio Carrer.

Segundo Carrer, os empreendimentos na Região Metropolitana de São Paulo foram os que mais se destacaram no período. Para lidar com o aumento na demanda, a empresa dobrou sua equipe, que conta com arquitetos, profissionais de TI e de comunicação. No ano que vem, a InstaCasa deve participar de 50 novos lançamentos, e planeja fazer novas contratações.


+ Notícias 

A mobilidade urbana no conceito das cidades 15 minutos 

Hotéis pelo mundo estão virando escritórios ou moradias de longa temporada 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]