As lideranças nas grandes empresas são importantes para pautar o crescimento das companhias. Dentro do ambiente corporativo, as mudanças que acontecem nesses cargos são estratégicas, culturais e operacionais. As alterações pode ainda reverberar em toda a organização. Ao longo dos anos, foi observado que essas transições são momentos cruciais, capazes de redefinir o curso da empresa e pode, até mesmo, moldar sua identidade. Além disso, são diversos os aspectos envolvidos na troca de lideranças em grandes empresas.
Nesse cenário de mudanças nas lideranças, uma das trocas mais recentes aconteceu dentro da Samsung. A empresa de eletrônicos nomeou Milene Gomes como a nova diretora de Marketing de Varejo para a Samsung América Latina, após sua atuação como diretora de Eletrônicos de Consumo (CE) na Samsung Brasil.
Com uma trajetória de mais de uma década na companhia, Milene liderou uma variedade de iniciativas voltadas para promotores e vendedores parceiros da marca no varejo. Ela conduziu projetos cruciais para os principais lançamentos de smartphones e para a expansão das Smart TVs. Sob sua liderança, as Smart TVs passaram por uma evolução tecnológica significativa, desde a introdução dos modelos de tela plana de plasma até a difusão das avançadas tecnologias 4K e 8K atuais.
Além disso, a executiva foi encarregada da concepção e implementação, em colaboração com varejistas, de quase 20 espaços conectados SmartThings em todo o Brasil. O objetivo era demonstrar aos consumidores a conectividade dos produtos do portfólio da Samsung em um ambiente unificado. Agora, ela supervisionará a expansão dessa iniciativa para toda a América Latina.
“Encaro essa nova responsabilidade como uma ótima oportunidade para lidar com muitos cenários e situações diferentes, algo extremamente importante para uma atuação de alto nível no mercado de tecnologia. Espero ajudar a Samsung a continuar sendo uma marca pioneira e capaz de impulsionar o setor, sempre focada em inovação e em oferecer às pessoas o máximo de qualidade em produtos e serviços”, comenta Milene.
Dentro da Vivara, as mudanças nas lideranças também foram vistas pelo mercado nas últimas semanas e Otavio Lyra assumiu como o novo CEO. A nomeação aconteceu após Nelson Kaufman, acionista majoritário e fundador da empresa, voltar atrás em sua decisão de ocupar a presidência executiva da companhia, cerca de uma semana após anunciar que assumiria a posição.
Com a mudança, Kaufman ficou na presidência do Conselho de Administração e Lyra passou a, além de ocupar o cargo de diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, ser também presidente executivo da Vivara. Além dos nomes já citados, João Cox Neto passou a ser vice-presidente do Conselho de Administração, enquanto Maria Carolina Ferreira Lacerda também começou a ocupar um cargo no colegiado.
Vale pontuar também que, nos dias que cercaram as trocas de liderança na Vivara, as ações da companhia oscilaram na B3, com queda de até 15%. Diante desse cenário, o conselho de administração da empresa apresentou um programa para recompra de até 5% das ações em circulação. Com a queda das cotações, Kaufman adquiriu 3,8 milhões de ações adquiridas, perto de R$ 95 milhões. Se antes o executivo detinha 24,65% das ações da Vivara, com a compra passou a ter 26,22%.
Foto: Shutterstock.com