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Grupo Soma e Vivara estão no top 100 marcas de luxo em ranking global

Grupo Soma e Vivara estão no top 100 marcas de luxo em ranking global

No prestigiado Global Powers of Luxury Goods 2023, as companhias brasileiras conquistam posições e mostram força no cenário internacional

Duas companhias brasileiras marcaram presença no top 100 do Global Powers of Luxury Goods 2023: Grupo Soma, na 73ª posição; e Vivara, na 91ª colocação. Elas avançaram em comparação com a edição anterior, que as colocava nas posições 78ª e 95ª, respectivamente. Esse ranking, elaborado pela Deloitte, analisa as principais empresas de produtos de luxo no mundo sob diversas perspectivas.

Em 2022, as 100 principais empresas movimentaram uma receita agregada de US$ 347 bilhões, um aumento significativo em relação aos US$ 305 bilhões do ano anterior, sinalizando uma recuperação notável após a pandemia de Covid-19. Vale lembrar que havia um limite mínimo de receita para entrar na lista, US$ 284 milhões, acima dos US$ 240 milhões de 2021.

Apesar do aumento geral nas vendas de bens de luxo, a participação das 10 principais empresas do segmento diminuiu para 38,4% em 2022, em comparação com o pico de 56,2% em 2021.

O Grupo Soma, que inclui marcas como Farm, Animale, NV, Maria Filó, Cris Barros, Foxton e Fábula, teve um crescimento expressivo de 37.9% nas vendas em 2023, e alcançou uma receita total de US$ 943 milhões. Enquanto isso, a Vivara, com as marcas Vivara e Life By Vivara, atingiu uma receita total de US$ 357 milhões, um aumento de 25,7% nas vendas.

No setor de bens de luxo, as empresas de vestuário e calçados são as mais representativas no Top 100, com 37 companhias. No entanto, cinco das seis novas adições ao ranking neste ano são empresas de joias e relógios. Além disso, 91 das 100 maiores empresas de bens de luxo relataram crescimento nas vendas em 2022, indicando uma recuperação consistente das organizações após os desafios impostos pela pandemia. Em 2021, esse número era de 72.

Ressurgimento brilhante: o avanço das vendas no setor de luxo e suas transformações

As vendas das empresas que oferecem produtos de alto padrão estão em ascensão, ultrapassando os níveis pré-pandemia e demonstrando um crescimento notável. No ano fiscal de 2022, as 100 principais organizações desse setor alcançaram vendas combinadas de US$ 347 bilhões, superando os US$ 305 bilhões registrados em 2021. Esse aumento significativo nas vendas indica a recuperação sólida da indústria do luxo após os desafios enfrentados durante a pandemia.

A relevância das grandes companhias de produtos de luxo é evidente: as 17 empresas que ultrapassaram os US$ 5 bilhões em vendas contribuíram com quase 70% do total das vendas entre as 100 principais. Enquanto as 43 empresas com vendas abaixo de US$ 1 bilhão representaram apenas 6,4%. O critério mínimo de receita para integrar esse grupo das 100 melhores foi de US$ 284 milhões.

O desempenho conjunto das 100 principais empresas no ano fiscal de 2022 reflete a contínua recuperação dos impactos da pandemia de COVID-19, com a maioria dos países mantendo suas lojas abertas durante a maior parte do ano, o retorno gradual das viagens e do turismo, e a recuperação na demanda dos consumidores, especialmente em áreas como a indústria de cosméticos.



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