O primeiro trimestre de 2014 foi positivo para as micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas, com aumento de 5,3% na receita real, comparando com o primeiro trimestre de 2013. Divididos por setores, os resultados foram de crescimento também. Os serviços tiveram maior alta: 5,8%, seguidos do comércio: 5,6%, e indústria: 1,6%. Pesquisa do Sebrae entrevistou 2.716 donos de MPEs do Estado de São Paulo.
Também nos três primeiros meses do ano houve aumento de 1,8% no total de pessoal ocupado nas MPEs. A folha de salários cresceu 2%, mas o rendimento real dos empregados caiu 1,2%. No entanto, o faturamento real (descontada a inflação) de março das MPEs paulistas teve queda de 5,3% em relação a março de 2013. A receita total foi de R$ 45,6 bilhões. Analisados os resultados por setores, o faturamento do comércio paulista registrou queda: -10,9% e o da indústria: -4,6%. O setor de serviços teve desempenho melhor: +0,9%.
Esse resultado negativo no faturamento real tem explicação. Foi influenciado pelo Carnaval, que reduziu o número de dias úteis em março. ?Tal fator diminuiu as oportunidades de vendas, prejudicando o faturamento?, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Selo de identificação para MPEs
Lançado ontem (21) pela camara-e.net, certificado é voltado às MPEs que atuam na web. De acordo com os idealizadores, o selo ?Clique e Confie? foi criado para proporcionar maior competitividade aos pequenos varejistas no e-commerce.
Objetivo é difundir informações e conhecimento estratégico sobre e-commerce e promover benefícios reais que possibilitem às empresas tirarem proveito da economia digital seguindo os melhores padrões de ética. Para aderir, a empresa terá que pagar R$ 59,90 por mês.
Segundo a agência responsável pela criação e divulgação do selo, a Insania Publicidade, o ?Clique e-Confie? vai permitir que as PMEs ?identifiquem seus sites e transmitam a credibilidade necessária para transformar os visitantes em clientes, como fazem os grandes varejistas online?.