Em setembro, a atividade comercial dos shopping centers brasileiros caiu 1,7% em relação ao mesmo mês de 2014, e manteve a tendência de queda observada em agosto, revela o Iflux, indicador desenvolvido pelo IBOPE Inteligência e pela Mais Fluxo, que revela o grau de aquecimento ou movimentação do setor.
Ao todo, os 490 shoppings atualmente em operação no Brasil recebeu em setembro 318 milhões de visitas. O resultado ficou 5,4 milhões de visitas abaixo do nível registrado no ano passado, o que representa, em média, uma retração de 180 mil visitas por dia. O IBOPE classifica como shopping center centros comerciais com mais de 4.000 m2 de área bruta locável, mais de 40% das lojas locadas, administração centralizada e venda direcionada para o consumidor final.
Setembro é tradicionalmente um mês de menor movimento no comércio varejista, já que o período não conta com nenhuma data comemorativa. Contudo, apenas entre agosto e setembro deste ano, a atividade comercial diminuiu 5%.
Em nota, o IBOPE afirma que o movimento negativo tem preocupado os varejistas, ?que já pensam em reduzir ou mesmo não realizar a contratação de temporários para o período de festas?. Ao mesmo tempo, alguns empresários planejam promoções agressivas para brigar pelo cliente nas compras natalinas.
Leia também:
Receita do varejo recua 3,4% em setembro