Pesquisar
Close this search box.
/
/
O Modo Escuro dos aplicativos realmente funciona?

O Modo Escuro dos aplicativos realmente funciona?

O Modo Escuro é o novo hype dos aplicativos. Saiba o que está por trás desta função, pode reduzir os danos ocasionados pela luz azul dos aparelhos

Pessoas conectadas com aplicações já devem ter ouvido falar no Modo Escuro, ou Dark Mode. A funcionalidade, que deixa a tela dos apps escuras, já existia há anos nos sistemas do Gmail, Twitter e Reddit.

Contudo, em 2019, os desenvolvedores mobile tomaram gosto pela função, que virou hype e começou a aparecer em inúmeros apps por aí.

Modo Escuro
(Fonte: Shutterstock)

Tendência crescente

O Modo Escuro altera o fundo de um app ou sistema operacional para cores escuras, como preto ou cinza, com a finalidade de aliviar a fadiga ocular.

Como serão as redes sociais no futuro?

De acordo com o Google Trends, o número de buscas pelo termo teve um enorme crescimento entre setembro e outubro de 2019. Nesse ínterim, houve a integração da função no Instagram, despertando a curiosidade dos usuários.

Modo Escuro
(Fonte: Google Trends; Edição: Flávio Pavan)

Agora, o termo recebeu um novo impulso graças à chegada do Modo Noturno ao WhatsApp, tanto para dispositivos iOS quanto Android.

Excesso de luz artificial pode causar insônia, segundo especialista

De acordo com o Dr. Gustavo Daher, endocrinologista do Hospital Albert Einstein, a iluminação dos eletrônicos é mais prejudicial à saúde do que parece.

Ele explica que os danos vão além dos problemas oculares. A iluminação azulada dos celulares ou televisores pode inibir a produção de melatonina – o hormônio do sono, programado no corpo para ser liberado à medida que a iluminação ambiente reduz.

Modo Escuro
(Fonte: Shutterstock)

A melatonina, aliás, não é exclusiva dos humanos: animais e plantas também a produzem, e é exatamente ela que faz com que os animais se recolham no final do dia. 

Quando nos expomos excessivamente à luz artificial, à noite, atrapalhamos o ciclo circadiano – o mecanismo orgânico que nos sincroniza às 24 horas do dia.

Assim, a inibição na produção de melatonina, segundo o Dr. Gustavo, causa diversos problemas, como insônia, falta de memória e sonolência diurna, além de piorar os sintomas de ansiedade e depressão.

Modo Escuro: é o bicho mesmo?

Segundo o profissional, o Modo Escuro é funcional, mas não resolve 100% do problema. 

Ele esclarece que a opção ajuda o organismo a reconhecer melhor a escuridão mas, a depender do metabolismo, pode continuar inibindo a produção hormonal. Da mesma forma, as luzes indiretas dos eReaders são menos danosas aos humanos, mas também não 100% seguras.

O ideal, segundo ele, é que as pessoas deixem de lado os eletrônicos duas horas antes de irem para a cama. Desta forma, o ciclo circadiano será fechado com melhor qualidade.

Modo Escuro
(Fonte: Shutterstock)

10 aplicativos que ajudam a cuidar da saúde mental

Aplicativos já são responsáveis por 27% das vendas online no Brasil

Conhece os Superapps? Saiba como vão revolucionar o mercado dos aplicativos

Quer diminuir o tempo gasto no celular? Mexer no display pode ajudar


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]