Pesquisar
Close this search box.
/
/
10 aplicativos que ajudam a cuidar da saúde mental

10 aplicativos que ajudam a cuidar da saúde mental

Para desviar dos danos causados pelo excesso de informação, alguns apps procuram trazer mais foco e disciplina para o dia a dia de usuários

Embora a tecnologia tenha trazido mudanças incríveis para a sociedade, o uso em excesso pode trazer mais estragos do que benefícios para a saúde física e mental – sobretudo se tratando do uso descomedido das redes sociais.
Por incrível que pareça, as distrações nos deixam mais infelizes. Matt Killingsworth, Ph.D. em psicologia, conta em seu TED Talk que pessoas que conseguem se concentrar em uma coisa de cada vez são muito mais satisfeitas com a vida do que as que são bombardeadas com informações.

VOCÊ VIU? Millennials: 95% dizem sofrer com Burnout

Para somar com essa informação, a revista Independent reuniu 6 aspectos da vida que podem ser afetados negativamente pelas redes sociais, e que muitas vezes não são notados conscientemente:


  • AUTOESTIMA
    Inseguranças podem ser enaltecidas ao estabelecer comparações com fotos esteticamente perfeitas do Instagram, ou ao monitorar status de relacionamentos no Facebook;
  • CONEXÃO HUMANA
    As redes sociais podem fazer com que as pessoas caiam na zona de conforto da comunicação, e passem a evitar contato cara-a-cara, entrando em uma área de isolamento, aumentando a ansiedade social;
  • MEMÓRIA
    Apesar de parecer uma boa ideia recordar fotos e eventos através das redes sociais, essa atividade pode causar uma distorção nas lembranças e pioram nossa capacidade mental de recordar fatos por conta própria;
  • SONO
    A luz dos aparelhos eletrônicos inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono, piorando nossa capacidade de dormir;
  • FOCO
    A mente humana não foi desenvolvida para ser bombardeada por tantas informações em tão pouco tempo, o que nos torna muito mais distraídos e procrastinadores;
  • SAÚDE MENTAL
    Mais de um terço da Geração Z declarou que as redes sociais os fazem se sentir mais ansiosos, tristes ou deprimidos.

     

    Saúde mental
    Foto Unsplash


    Reduzir para reconectar

Um estudo feito pela Universidade da Pensilvânia mostrou que pessoas que reduzem o uso diário das redes sociais para 30 minutos ao dia se sentem significativamente melhores após um período de três semanas, relatando redução nos níveis depressão e solidão, inclusive entre os casos mais graves das doenças.

Como esse ajuste de tempo pode ser altamente benéfico para a saúde mental, reunimos nesta matéria 10 aplicativos que podem ajudar nessa tarefa. Confira:

1- Block & Focus e BlockSite:
Extensões para o Google Chrome e Mozilla Firefox, respectivamente, onde é possível personalizar sites a serem bloqueados por um determinado período de tempo. Ao tentar acessar essas páginas enquanto ativados, os programas substituem o site por uma mensagem motivacional. Podem ser usados tanto para produtividade quanto para controle de conteúdo para crianças. Outra opção que está disponível tanto para Windows quanto para Mac é o Mindful Browsing, que não apenas bloqueia sites, mas faz sugestões de hábitos mais saudáveis, como respiração consciente e caminhadas.

2- AdBlock:
Também é uma extensão essencial para o uso mais saudável da Internet, pois bloqueia todos os anúncios pagos em sites e redes sociais, reduzindo significantemente o número de informações que nos impactam na navegação. Ajuda, consequentemente, a criar melhores hábitos de consumo, pois a maior parte dos anúncios são provenientes de e-commerces.

3- Quality Time:
Aplicativo exclusivo do Android que promove um “detox digital”, monitorando tudo o que é feito em um dispositivo móvel durante um dia ou semana, gerando relatórios baseados nessas utilizações. Através dele o usuário consegue ter uma visão geral de quanto tempo é gasto em cada aplicativo, com gráficos e listas claras e objetivas. É possível, também, personalizar algumas configurações para que o aparelho efetue o bloqueio de determinados aplicativos após algum tempo de utilização diária.

4- Space: find your phone life balance:
Aplicativo/extensão desenvolvida para romper o vício por celular e computador. Foi classificado pelo Google Play como um dos aplicativos mais essenciais para o cotidiano. Com ele é possível rastrear hábitos diários de utilização da Internet, determinar seu perfil comportamental e estabelecer metas de quebra de vícios, com acompanhamento e compartilhamento de progresso diário. O app também fornece um curso de 8 dias que ajuda a solidificar essas mudanças de hábitos.

5- Brain.fm:
Aplicativo de música para Android, iOS e browser que usa conhecimentos de neurociência auditiva e inteligência artificial para personalizar uma lista de reprodução de músicas para obter foco, relaxamento ou sono. Segundo os desenvolvedores, leva aproximadamente 10 minutos para que o cérebro atinja os resultados desejados ao ouvir as playlists. O aplicativo é pago, mas possui versão de teste com 5 utilizações gratuitas.

6- Forest: stay focused:
Aplicativo para dispositivos móveis ou browser que foi eleito o melhor app de produtividade pela Google Play, além de ter sido indicado como melhor na categoria de impacto social em 2018. O Forest usa elementos de gamificação para manter o usuário longe das redes sociais enquanto precisa desenvolver uma tarefa. Ao iniciar o jogo, é plantada uma árvore, que vai crescendo, dando frutos e desbloqueando novas espécies à medida que você se mantém afastado do celular ou computador. Ao fechar o aplicativo, a árvore morre, e você é obrigado a recomeçar. Como se não fosse o suficiente, a desenvolvedora do jogo estabeleceu uma parceria com uma organização de plantio de árvores reais, que planta árvores à medida que os jogadores gastam moedas do jogo. Mais de 500 mil árvores reais já foram plantadas com base nos sucessos dos jogadores.

7- Pomodoro Timer Lite:
Certamente você já ouviu falar do método pomodoro, que permite o gerenciamento de tempo através de cronometragens de 25 minutos e pequenos intervalos. O Pomodoro Timer Lite é o aplicativo grátis de pomodoro mais bem avaliado da Google Play no momento, com 4,7 estrelas de aprovação. A app é leve e não possui anúncios, permitindo uma navegação limpa e sem distrações, onde é possível personalizar os intervalos de acordo com o seu perfil, com períodos curtos ou longos.

8- Happify:
Aplicativo que carrega diversas atividades, exercícios e jogos rápidos, desenvolvidos por especialistas em psicologia cognitivo-comportamental, para aumentar os níveis de felicidade. As estratégias oferecidas são comprovadas cientificamente, e seus desenvolvedores afirmam que 86% dos usuários se sentem mais felizes em dois meses de utilização do programa. O aplicativo também oferece meditações guiadas e rastreadores de progresso.

9- Headspace:
É um dos apps mais populares de meditação do momento, com exercício voltados para diferentes focos, como ansiedade, sono, crises emocionais, crescimento pessoal ou até mesmo meditações ativas, feitas durante corridas e caminhadas. Foi desenvolvido por um ex-monge budista, que ensina todos os passos da atenção plena, desde o básico ao avançado. O aplicativo promete resultados a partir de 10 dias de utilização, por ao menos 10 minutos ao dia.

10- Buddihfy:
Também é um app que fornece soluções baseadas em meditações diárias, com o diferencial de ter sido projetada para pessoas com rotinas muito corridas, que não conseguem encontrar tempo para meditar. Criaram um método chamado “meditação on-the-go”, que permite que o usuário atinja a atenção plena enquanto se desloca para o trabalho, ou enquanto desempenha diversas atividades do dia a dia, como ao fazer refeições, escovar os dentes ou ao despertar. As meditações duram de 4 a 30 minutos, e podem ser feitas por usuários inexperientes ou avançados.


Você conhece o Centro de Valorização da Vida (CVV)? Nele, há pessoas sempre dispostas a ajudar. Caso você queira conversar, ou conheça alguém que esteja precisando de ajuda, acesse o site (clique neste texto) ou ligue para o número 141.






 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]