/
/
Quer diminuir o tempo gasto no celular? Mexer no display pode ajudar

Quer diminuir o tempo gasto no celular? Mexer no display pode ajudar

Expert no assunto de design dos smartphones revelou segredo para amenizar o uso intensivo da tecnologia

Você é daqueles que não larga o celular nem para ir ao banheiro? Ele anda colado contigo, fica perto da cama na hora de dormir e ao menor sinal de mensagem, você não resiste e dá uma conferida na tela?
Então junte-se a maioria da população que hoje passa mais horas mexendo nos smartphones do que fazendo praticamente qualquer outra ação cotidiana.
Não adianta sistemas operacionais como o IOS ou o Android disponibilizarem travas para controlar os minutos gastos nos apps ou mesmo ter a opção de desabilitar as notificações. O excesso de tempo gasto no celular é tema recorrente, principalmente entre os Millennials.
Foi por isso que a revista Wired, expert em tecnologia e tendências nos Estados Unidos, foi atrás de um especialista que pudesse ajudar a controlar o tempo olhando para a telinha.

De acordo com a publicação, existe um método bem simples capaz de tornar o telefone menos “interessante” aos nossos olhos: mudar o display colorido e deixá-lo apenas com tons de cinza. MAS SERÁ?

celular
Foto Unsplash
celular


Segundo Tristan Harris, ex-especialista em designer do Google que fundou o Center for Humane Technology para tratar justamente da relação das pessoas com a tecnologia, nossos cérebros ficam mais atraídos por coisas brilhantes e coloridas.
Colocar o display em escala de cinza é um truque que ajuda a diminuir o desejo de continuar navegando, ainda que cheguem atualizações nas redes sociais ou você baixe novos jogos. A experiência muda totalmente.
A ideia proposta pela Wired e pelo expert entrevistado é tornar o celular menos divertido.
De acordo com Harris, muitas pessoas que testaram o modo grayscale disseram realmente ter perdido o interesse no aparelho e deixado ele de lado.

A única questão é que nem todos os modelos são capazes ficar com a tela tela cinza.
No iPhone, abra o aplicativo Configurações e escolha Acessibilidade. Lá, vá em Tamanho de Tela > Filtros de Cores e ative a opção para alternar de filtro de cores para Escala de Cinza.
Já os celulares que têm dispositivo Android possuem uma função chamada Bem-estar Digital. Se você desativá-la poderá definir uma programação grayscale que também silencia notificações.
Mas atenção: vale apenas para os Androids 9.0 ou superiores, segundo a Wired.

Vale testar e contar pra gente: será que deu certo?


+ SOBRE O ASSUNTO

30% das crianças entre 4 e 6 anos já têm smartphone
97% dos brasileiros acessam a Internet pelo smartphone
No Brasil, metade dos internautas não consegue ficar um dia sem smartphone

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]