/
/
A moda que nos faz pensar

A moda que nos faz pensar

A obra da designer de moda holandesa Iris van Herpen e uma reflexão sobre o caminho "product machine" da sociedade contemporânea. Confira

As novas tecnologias se fazem cada vez mais presentes no mundo fashion e isso nos convida a repensar a relação entre o nosso corpo e o espaço ao nosso redor, através das roupas, calçados e acessórios que usamos. A moda é o meio usado por muitos criadores para expressar uma pluralidade em sentir e refletir o caminho que estamos seguindo.

Pioneira na utilização de impressão 3D como uma técnica de construção de vestuário, Iris van Herpen,  designer de moda holandesa, criou figurinos para a Ópera de Paris e para o New York City Ballet, sempre questionando intrinsicamente a relação máquina versus homem.

 

Foto: Natanel Sena

Com algumas peças expostas no Museu Real de Ontario, a designer mistura o passado e o futuro, fundindo tecnologia e artesanato tradicional.

Confira a edição digital da revista Consumidor Moderno! 

Quem constantemente pensa de forma disruptiva e ultrapassa padrões estabelecidos em mercados tradicionais ganha notoriedade. Por isso, Iris, é constantemente convidada a participar de projetos especiais, vestindo Cara Delvingne, Miley Cyrus, Lady Gaga, Naomi Campbell, Scarlett Johannson e Beyoncé para gravações de filmes, programas e clipes, sempre com a finalidade de primeiro impactar e depois gerar reflexão.

Este conceito de gerar reflexão por meio de um produto é tão forte, principalmente no segmento da alta costura, que seis de seus vestidos foram adquiridos pelo Metropolitan Museum of Art, em Nova York. Dentre estes, encontramos, o vestido Dome  criado usando rendas de metal delicado e volumoso cortado a laser que foi moldado à mão em cúpulas tridimensionais. As cúpulas semelhantes a rosas imitam bolhas de ar que refletem a luz e ondulam ao redor do corpo, produzindo o movimento leve e arejado do vestido que foi criado a partir do metal, material pesado:

 

Foto: Natanael Sena

Em 2009, tive a honra de assistir a uma aula com uma grande professora brasileira, Ana Lucia Pita. Ela constantemente falava que não bastava olhar e sim enxergar o que está a nossa frente. Seja na moda, design, ou em grandes exposições, o que temos a nossa frente é um produto final, do qual precisamos enxergar a composição de cada elemento que ocasionou a construção daquele trabalho e o que podemos extrair de melhor para seguirmos nosso caminhar de forma mais atenta com o futuro que nós estamos criando.

 

Foto: Natanael Sena

O trabalho de Iris, para mim, é um trabalho futurista que nos faz pensar claramente sobre o caminho que estamos seguindo e o quanto mais o “product machine” está presente em nossas vidas.

 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]