/
/
Tempo e mobilidade: o desafio dos dias de hoje é chegar mais rápido

Tempo e mobilidade: o desafio dos dias de hoje é chegar mais rápido

Em Fórum apoiado pela 99, empresas debateram pontos cruciais para o relacionamento com clientes e colaboradores no momento atual

Tempo, hoje, é a moeda de troca mais valiosa que o consumidor e as empresas têm. Serviços cada vez mais velozes são demandados, a todo tempo, enquanto a expectativa de vida cresce. Como explica Jacques Meir, diretor-executivo do Grupo Padrão, estamos cada vez mais apressados, apesar de sabermos que temos mais tempo disponível do que nunca. Durante debate realizado no Fórum Consumidor Moderno apoiado pela 99, ficou claro que a questão, porém, pode ir além: mais do que querer velocidade, queremos momentos bem vividos, horas bem gastas, minutos proveitosos. Esse é um fato que reflete na expectativa dos consumidores em relação a serviços, mas também impacta a vida do trabalhador e, consequentemente, sua produtividade. Nesse cenário, buscamos – tanto consumidores, quanto colaboradores e empresas – alternativas que facilitam o cotidiano, como uma entrega eficiente de produtos, aplicativos de streaming de música ou de vídeo ou, é claro, apps de mobilidade. A 99 surgiu dentro desse contexto e tem ocupado cada vez mais espaço dentro do cenário de mobilidade. Hélio Azevedo, head of Key Accounts da empresa, comenta que a empresa que nasceu apenas da facilitação do uso de táxis, atua, na China, até mesmo com fretamento de ônibus e gestão de semáforos, uma vez que contam com inteligência de GPS. Mas, afinal, como outras empresas estão lidando com esse cenário?

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A mudança de mindset é algo que se tornou inevitável. Prova disso é que até mesmo a Atlas Schindler, que fornece e faz manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes, encontrou um meio para inovar. Diogo Babolin, gerente de Inovação da empresa, conta que estão sendo feitos contratos com coworkings para facilitar a mobilidade dos supervisores – que sempre precisam estar próximos e presentes dos clientes e antes ficavam em postos fixos. Além disso, a Atlas Schindler adotou uma parceria com a 99. “Uma mudança dessa exige que a cultura também mude”, afirma Babolin. Não por acaso, foi um grande desafio dar força à essa transformação. “Tivemos ganhos em tempo e dinheiro”, confirma. No Bradesco, o desafio também é imenso: a empresa fica principalmente em Osasco e lida com questões complexas impostas inclusive pela legislação, que controla os horários de trabalho dos bancos. “Hoje há 12 mil pessoas dentro da Cidade de Deus – como é chamada a sede do Bradesco”, conta Fernanda Freire, analista de Educação Plena da área de Recursos Humanos do Bradesco. “Ainda contamos com as agências, em todos os municípios do Brasil”. Para o transporte dos funcionários, a empresa conta com ônibus fretado. Para reuniões, tem optado pela tecnologia. Porém, após o evento, considerarão fazer parcerias com a empresa de mobilidade. No Banco Original, a gestão de tempo também tem sido discutida. Andrea de Souza Fernandes, coordenadora de Procurement & Contratos, conta que a empresa sofre com a questão da localização – uma vez que não há estacionamento perto do local, ou locais onde seja possível almoçar. Por isso, a empresa utiliza vans que fazem o transporte dos colaboradores. Com isso, perde-se muito tempo. Contudo, a questão da mobilidade não é a única que desafia as empresas nos dias de hoje. A forma como as companhias encaram temas como diversidade, propósito, sustentabilidade e valores também impacta a produtividade e o desempenho dos colaboradores. Por isso, são assuntos que precisam ser discutidos – e entraram em pauta durante o fórum. Renato Matheus, sales director da Concentrix, comenta que não há uma receita específica para garantir aumento de produtividade. Porém, a empresa apostou na criação de ambientes únicos para os colaboradores, de acordo com a contratante que ele atende. “Há questões que não mudam, como os horários para entrar e sair, mas procuramos garantir que os funcionários tenham mais acesso ao objetivo da empresa e à criação de sociedades lá dentro”, explica. Durante o fórum, foram dados mais exemplos de estratégias escolhidas pelas empresas para lidar com essas e outras questões.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]